Geral

14 de 01 de 2022, 16:27

Diário

A25 é uma das autoestradas onde se ultrapassa o limite de velocidade

Concessionária Ascendi lança campanha de sensibilização para alertar os condutores para a importância de reduzirem a velocidade nas autoestradas

Cartaz de prevenção de acidentes rodoviários da Ascendi na A25

Fotógrafo: Igor Ferreira

A A25, que serve o distrito de Viseu, é uma das autoestradas onde há excesso de velocidade, revela um estudo efetuado pela empresa concessionária Ascendi.

Depois de estudar a velocidade dos condutores na sua rede de autoestradas e apurar que 36 por cento circulam acima da velocidade legalmente permitida, a Ascendi lançou uma nova campanha de prevenção que visa alertar os automobilistas para reduzir a velocidade.

Na A25, 32 por cento dos condutores excedem a velocidade permitida por lei, revelou João Neves, do departamento de segurança rodoviária da Ascendi. “A autoestrada que teve números mais altos foi a concessão do Pinhal Interior”, acrescenta.

Segundo João Neves, os acidentes nas autoestradas da Ascendi estão geralmente associados aos fatores da infraestrutura, do veículo ou do condutor.

Para sensibilizar melhor, foram afixados cartazes que revelam os dados apurados. A campanha lançada pela concessionária pretende, diz o responsável, “sensibilizar os condutores utilizando dados reais do comportamento detetado em autoestradas”.

“Achamos que a capacidade de consciencialização dos dados é mais efetiva, tem sido isso e temos feito também no passado. Já em 2019, tivemos uma outra campanha que expunha veículos sinistrados. A ideia é mostrar com base na realidade concreta e sensibilizar os condutores para a necessidade de adotarem comportamentos mais seguros”, refere.

A campanha irá passar em algumas áreas de serviço e nas redes sociais da Ascendi. As informações apresentadas nos cartazes são do diagnóstico feito aos principais indicadores das velocidades praticadas na rede da concessionária de autoestradas.

O estudo foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com base em informação recolhida durante o ano de 2020.