Geral

07 de 12 de 2022, 16:45

Diário

Nova USF São Teotónio já está em funcionamento

Unidade de Saúde Familiar instalada na Casa das Bocas inaugurada esta quarta-feira. Viseu passa a ter oito USF

Inauguração USF São Teotónio Viseu

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) São Teotónio, que foi instalada na Casa das Bocas, um edifício do século XVII foi inaugurada oficialmente na tarde desta quarta-feira pelo presidente da Câmara de Viseu e pela presidente da Administração Regional de Saúde do Centro.

O serviço de saúde já está a funcionar no imóvel histórico, conhecido pelas suas gárgulas, há mais de uma semana (28 de novembro). Com a entrada em funcionamento da São Teotónio Viseu passa a ter oito USF.

As obras de reabilitação da Casa das Bocas custaram 2,8 milhões de euros, num investimento da Câmara de Viseu, apoiado por fundos comunitários.

A USF vai servir nesta primeira fase 8.100 utentes de todo o concelho de Viseu. Mais de metade destas pessoas (5.000) não tinham médico de família atribuído e têm agora na São Teotónio Viseu o corpo clínico de enfermagem para lhes prestar os cuidados de saúde, que até agora eram feitos por outras unidades.

A equipa fundadora da USF, que aguarda ainda aprovação do Ministério da Saúdem, é composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos.

Na cerimónia de inauguração da unidade, Rosa Reis Marques, presidente Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse que a nova USF está “dotada de magníficas e funcionais instalações na sequência de um exemplar processo de reabilitação de um imóvel histórico datado do século XVII”.

“[A unidade] irá servir uma população bastante significativa de cerca de 8.100 pessoas, permitindo requalificar do ponto de vista quantitativo e qualitativo a resposta assistencial no âmbito dos cuidados de saúde primários do concelho de Viseu”, referiu.

Segundo a responsável, esta nova USF vai permitir também aliviar o próprio Hospital de Viseu.

“A unidade assenta numa articulação efetiva entre os diversos níveis de cuidados, desde logo com os cuidados hospitalares e continuados. Vai albergar a população que mais acorre ao hospital, que são aqueles [cidadãos] que não têm médicos de família, e dar uma resposta que fazia falta nesta cidade”, defendeu.

Já o presidente da Câmara de Viseu lembrou o investimento de milhões do município numa valência que é da responsabilidade do Estado e dos organismos ligados ao setor da Saúde.

“Se calhar hoje foi das poucas notícias, se calhar desde há muito tempo, favoráveis e positivas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Não temos tido nenhuma notícia agradável do SNS, bem hoje é uma boa notícia, curiosamente pela mão de uma autarquia local o que também não deixa de ser significativo, numa competência que não é nossa, que é da administração central”, sustentou, salientando que o novo equipamento vai uma “importante fatia da comunidade” que até agora não tinha médico de família atribuído.

Fernando Ruas deixou ainda elogios ao anterior executivo liderado por Almeida Henriques, que morreu em abril de 2021 com Covid-19, por ter tido a “decisão corajosa” de requalificar o edifício da Casa das Bocas.

“Poderiam ter agarrado nos 2,8 milhões de euros e aplicá-los num outro sírio, não tinham que os aplicar ao serviço de uma entidade que ainda por cima tem esta competência. Fê-lo de forma corajosa porque além do mais fez um dois em um: fez a requalificação de um edifício histórico e isso é extremamente positivo e pô-lo à disposição dos cidadãos”, destacou.