Geral

04 de 05 de 2021, 16:46

Diário

Novo canil quase pronto para Penedono, Sernancelhe e S. João da Pesqueira

Espaço poderá abrir dentro de dois a três meses. Investimento é de 300 mil euros

canil gatil pesqueira penedono sernancelhe

As autarquias de Penedono, Sernancelhe e São João da Pesqueira já têm praticamente concluído o novo centro de recolha de animais abandonados que vai servir os três concelhos. A valência poderá abrir dentro de dois a três meses em Penedono.

O espaço, que vai acolher cães e gatos, representa um investimento de 300 mil euros, dos quais 100 mil são comparticipados pelo Estado. O restante montante é da responsabilidade das câmaras envolvidas.

O presidente da Câmara de S. João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, justifica a criação desta infraestrutura pelo facto de assegurar um serviço mais próximo para fazer a recolha e entrega de animais.

“Entregávamos muito em Mirandela. Já chegámos a entregar em Coimbra e em Lamego. Sempre tivemos este problema há muito tempo. Isso agudizou-se nos últimos tempos porque os canis estão todos cheios. A necessidade já vem de muitos anos. Agora, surgiu esta possibilidade de candidatarmos a construção de um novo centro e foi o que fizemos”, diz.

O autarca garante que as instalações estão quase concluídas. O prazo inicial para a conclusão das obras era no início deste ano, mas, com a necessidade de ser construída na zona do centro uma estação de tratamento de águas residuais, esse prazo foi adiado.

“Surgiu uma questão relativa ao tratamento das águas residuais porque prevíamos inicialmente ligar ao coletor, mas percebemos que era um investimento muito grande. Portanto, vamos fazer mesmo uma ETAR, o que veio a atrasar um bocadinho a obra, mas tirando este pormenor, está praticamente concluído. Prevemos que possa começar a funcionar em dois ou três meses”, afirma Manuel Cordeiro.

O canil e gatil vai ter mais de 50 espaços para 56 cães e 19 gatos, além de zonas para outros animais.