Geral

29 de 11 de 2021, 09:58

Diário

Novo ginásio de Penalva do Castelo custa 300 mil euros

Espaço será construído nas Piscinas Municipais. Câmara justifica obra com a necessidade de preencher lacuna no concelho e a procura da população

piscina municipal penalva do castelo

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Penalva do Castelo vai construir um ginásio no espaço das Piscinas Municipais, que vão encerrar durante o mês de dezembro para acolher as obras.

O novo ginásio vai ficar situado na parte superior das piscinas e surge como resposta à procura da população do concelho que frequenta outros espaços do género na região.

O investimento previsto é de 300 mil euros. O presidente da Câmara local, Francisco Carvalho, justifica a decisão de fechar as Piscinas Municipais e realizar as obras do ginásio para coincidir com o período de Natal em que há menos afluência à valência.

“O mês de dezembro é o período em que os alunos da escola de natação e que frequentam as piscinas estão de férias natalícias, e mesmo os munícipes não acorrem tanto às Piscinas Municipais devido aos feriados, à época natalícia e ao facto de alguns se ausentarem do concelho. Aproveitámos dezembro, que não implica grandes transtornos, para encerrarmos as Piscinas Municipais para construirmos o ginásio que ficará no primeiro andar”, explica.

Segundo Francisco Carvalho, a construção do novo ginásio vem colmatar o vazio existente no concelho deste tipo de infraestruturas.

“Aquilo o que seria da iniciativa privada não teria em Penalva a rentabilidade que os empresários entendiam e decidiram encerrar o seu ginásio. E não se deslumbra a abertura de nenhuma outra. Mas, face à maior procura dos penalvenses que frequentam ginásios nomeadamente dirigidos para os concelhos limítrofes de Mangualde, Sátão e Viseu, a Câmara entendeu que o ginásio seria mais uma valência que devíamos criar”, sustenta.

O autarca acrescenta que as Piscinas Municipais foram o local escolhido para a construção do ginásio aproveitando desta forma “a logística dos funcionários que fazem a sua manutenção para também fazerem a manutenção do ginásio, uma vez que temos lá professores de Educação Física”. “Além disso, a receção do ginásio também passa a ser efetuada através dos serviços das Piscinas”, conclui.