Geral

30 de 09 de 2021, 17:55

Diário

Novo mural em Viseu homenageia Almeida Henriques

Mural irá estar patente numa parede da Biblioteca Municipal. Draw é o autor. Devia ter sido inaugurado no dia do município, mas tal não foi feito devido à campanha eleitoral

Moral em memória ao Almeida Henriques

Fotógrafo: Igor Ferreira

A cidade de Viseu vai ter um novo mural de arte urbana que homenageia o antigo presidente da Câmara, Almeida Henriques.

A homenagem está a ser feita numa parede da Biblioteca Municipal. O mural, que está a ser feito pelo artista Francisco Draw, devia ter sido inaugurado no dia do município, mas tal não foi feito devido à campanha eleitoral para as autárquicas.

Em declarações esta quinta-feira (30 de setembro) após a reunião do executivo camarário, o vereador do Turismo, Fernando Marques, explicou que esta intervenção é uma “homenagem muito sensível” à figura do autarca que morreu este ano vítima da Covid-19.

“Entendemos, porque tal nos foi sugerido pelo artista, isolar esta intervenção destacando-a no tempo e sublinhando esta mais uma merecida homenagem ao nosso presidente falecido em combate”, afirmou.

O vereador acredita que o novo mural irá “conquistar os nossos corações e fazer-nos lembrar do olhar e do sorriso daquele que nos acompanhou durante sete anos e meio e que, de uma forma injusta, dramática e cruel, nos abandonou no dia 4 de abril”.

A obra devia ter sido concluída a tempo do feriado municipal a 21 de setembro “a par de outros monumentos que também consubstanciaram a devida e justa homenagem” ao ex-presidente da Câmara, mas tal não foi possível.

Segundo Fernando Marques, o mural só está agora a ser concluído para não coincidir com o período eleitoral.

“Por um conjunto de circunstâncias além de alguma dificuldade de operacionalizar por parte do criativo, entendeu-se por bem não desenvolver enquanto decorresse o período eleitoral e está agora a ser concluído”, concluiu.

Almeida Henriques foi presidente da Câmara de Viseu entre 2013 e abril deste ano, tendo falecido vítima do novo coronavírus no Hospital de S. Teotónio.