Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
As associações ambientalistas Quercus e Ambiente em Zona Uraníferas (AZU), em colaboração com os moradores da Urbanização do Cachafal, em Nelas, levam a cabo no próximo sábado (19 de novembro) uma nova ação de protesto contra o abate e ou transladação de um sobreiro, com cerca de 300 anos, existente junto à Linha da Beira Alta, corredor ferroviário que se encontra em obras de requalificação.
Já em fevereiro deste ano cerca de meia centena de pessoas tinha se juntado à volta da árvore para impedir que os trabalhos de renovação da linha levassem ao corte da mesma.
“Este protesto tem todo sentido, visto existirem alternativa ao traçado da renovação da linha que permite a continuação deste emblemático e importante espécie protegida, importante para o equilíbrio ambiental e para a avifauna, sobreiro este existente há cerca de 300 anos, muitos antes da criação da Linha da Beira Alta”, alegam os promotores.
A nova concentração/protesto está marcada para este sábado, pelas 15h00, junto ao sobreiro, tal como aconteceu em fevereiro. “Todos juntos vamos protestar. Defender o ambiente e a natureza é defender a vida”, referem ainda a Quercus e a AZU.