Geral

13 de 10 de 2021, 18:39

Diário

Fernando Ruas já tomou posse como presidente da Câmara de Viseu

Autarca regressou com novos objetivos e novidades como o regresso dos Jogos Desportivos e a criação de um gabinete da cidade. Presidente da Assembleia Municipal quer sociedade mais interventiva. PS quer ser uma oposição séria e atenta

Tomada de Posse de Fernando Ruas

Fotógrafo: Igor Ferreira

Oito anos depois, Fernando Ruas regressou à Câmara Municipal de Viseu, onde tomou posse esta tarde de quarta-feira (13 de outubro) como o novo presidente.

O autarca eleito pelo PSD nas últimas autárquicas de 26 de setembro regressou efetivamente à Câmara, que já tinha governado durante 24 anos, entre 1989 e 2013, substituindo agora Conceição Azevedo. A cerimónia decorreu no salão nobre dos paços do concelho, no Rossio.

No seu primeiro discurso enquanto presidente, Fernando Ruas dirigiu as primeiras palavras a todos os viseenses, agradecendo a eleição. O agora presidente também revelou alguns dos objetivos para o novo mandato como uma fiscalidade “que seja amiga das famílias e das empresas”, além da atração de empresas com áreas de localização empresarial “sempre com a preocupação de atrair tecnologias ambientalmente confiáveis”.

Fernando Ruas garantiu que continuará a fazer obras no concelho, mas sem esquecer a componente imaterial, por considerar que só assim “se concretiza a modernidade”.

“Tencionamos, sem hesitações, associar ao pendor obreirista que tanto gostamos a componente imaterial, quantificando esta no apoio social e no marketing territorial, para que Viseu continue a ser a capital da Beira Alta, olhada com respeito e admiração, radicada na força de todas as pessoas que teimam em contrariar alguns profetas da desgraça”, disse o novo presidente da câmara, durante a cerimónia de tomada de posse.

Para Fernando Ruas, o concelho de Viseu ainda tem “necessidade de investimentos materiais que vão desde a reabilitação até à execução de novas infraestruturas que complementam a componente imaterial”.

No discurso, anunciou ainda o regresso dos Jogos Desportivos e dos Jogos da Amizade, que marcaram durante vários anos a agenda desportiva de Viseu e pretendem, segundo o responsável, “lançar através da atividade jovem laços de comunidade com outros municípios”.

Além disso, o presidente garantiu ainda o regresso do cartaz desportivo da Feira de S. Mateus, que, recordou, “constituiu um marco nacional e internacional”.

Além disso, o autarca prometeu a criação de um gabinete da cidade e o reforço dos serviços de higiene e seguridade urbana em todo o concelho. “Intensificaremos a relação entre câmara e juntas de freguesia, procurando agilizar apoios às famílias mais débeis”, afirmou.

No ambiente, Fernando Ruas garantiu que será ultimado o projeto de construção de uma nova albufeira “que permita a redundância com Fagilde, com vista à resolução do problema do abastecimento da água potável no nosso concelho”.

O presidente da Câmara assegurou ainda que vai ter “total abertura” para colaborar com a Administração Central “visando a concretização dos serviços indispensáveis na saúde, na mobilidade, na ferrovia, na rede 5G e no abastecimento público”.

“Pretendemos também lançar áreas de reabilitação urbana e proceder ao ajustamento dos coeficientes de localização e do zonamento, de modo a conseguir mais justiça na determinação dos valores patrimoniais tributários”, acrescentou.

Para a cultura, Fernando Ruas prometeu um centro de artes e espetáculos complementar ao Pavilhão Multiusos, que pretende também intervencionar.


Presidente da Assembleia Municipal quer oposição e sociedade mais interventivas

Já Mota Faria, presidente da Assembleia Municipal, sublinhou que o futuro de Viseu tem de ser “um projeto coletivo em que todos temos de participar e colaborar”, pedindo mesmo uma oposição forte e também cidadãos mais intervenientes.

“Temos de ter a capacidade de criar os consensos sociais necessários para o nosso desenvolvimento em conjunto com os agentes económicos, sociais, educacionais e culturais e com a colaboração de uma oposição democrática que queremos interventiva, construtiva e escrutinadora das prioridades e decisões públicas em prol do que devem ser os superiores interesses de Viseu”, frisou.

Mota Faria também pediu uma sociedade que, a seu ver, deve ser mais exigente com os cidadãos de Viseu “mais interventivos, críticos, participativos na vida da comunidade e exigentes com os poderes”, disse.


Vereação PS vai ser uma oposição "séria e atenta", garante João Azevedo

Por sua vez, João Azevedo, vereador da oposição que foi o cabeça de lista do PS nas autárquicas de setembro, disse que a experiência que adquiriu ao longo dos anos, inclusive como autarca, vai ajudar a construir uma solução de apoio aos viseenses.

O socialista garantiu que os vereadores do PS vão ser “uma oposição séria e atenta ao desenvolvimento de toda a estratégia municipal”.

“A experiência que adquiri ao longo de anos no exercício de funções que tive também vai ajudar a construir aqui uma oposição que permita ser uma solução para que os viseenses percebam que nós estamos aqui sempre para ajudar, questionar e dar contributos para que o concelho fique mais forte no futuro”, acrescentou.

Entre os vereadores do PS, que tomaram posse, está José Chaves, que até agora era agente da PSP. O próprio garantiu que ainda vai ponderar se vai ficar nas suas novas funções. “Neste momento, estou de licença sem vencimento. Estarei na próxima reunião e, depois a partir daí, iremos ponderar”, afirmou.

A cerimónia de tomada de posse contou com a presença dos elementos do executivo e da Assembleia Municipal e também com os presidentes das juntas de freguesia.

Nos próximos quatro anos de mandato, a maioria PSD na Câmara será composta por Fernando Ruas, João Paulo Gouveia, Leonor Barata, Mara Almeida e Pedro Ribeiro. Já a oposição PS será constituída por João Azevedo, Marta Rodrigues, Carlos Miguel Pipa e José Chaves.

A primeira reunião do novo executivo da Câmara de Viseu está agendada para a próxima segunda-feira (dia 18).