Geral

28 de 12 de 2021, 09:00

Diário

Oliveira de Frades: estudo para melhorar qualidade da água e saneamento

Presidente da Câmara revelou que a zona envolvente da albufeira de Ribeiradio não pode ter estações de tratamento de águas residuais

barragem ribeiradio

Fotógrafo: D.R.

A zona envolvente da albufeira de Ribeiradio, no concelho de Oliveira de Frades, não pode ter estações de tratamento de águas residuais.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, João Valério, na última reunião do executivo local, que revelou que a instalação está proibida.

“A partir do momento em que estivemos na APA (Agência Portuguesa do Ambiente), em Coimbra, o que nos foi dito foi que, em toda a zona envolvente, estamos fortemente condicionados ou até proibidos de instalar estações de tratamento de águas residuais”, afirmou.

Na sessão, o autarca admitiu que esta situação torna mais difícil o tratamento das águas na zona ribeirinha do concelho.

O autarca revelou ainda que a autarquia já encomendou e está a ser feito um estudo que vai detetar as necessidades do concelho para melhorar a qualidade da água e a rede de saneamento. Uma “avaliação geral” que, segundo João Valério, “já está no terreno”.

“Houve uma equipa que já veio cá quatro vezes e foi visitar os nossos equipamentos. Já nos apresentaram algumas sugestões, mas estamos a aguardar pelo relatório final para discutirmos aqui na Câmara. Ficamos com a ideia de que implicará sempre a realização de algumas obras”, explicou.

O presidente da Câmara revelou ainda aos vereadores que está também a ser executado “o projeto diretor municipal de saneamento que visa todo o concelho”.

“Queremos ficar com uma ideia geral de onde é que se pode ou não localizar as estações de tratamento, onde deve chegar a rede de saneamento e onde vamos colocar as fossas tanques e sépticas em cada freguesia e lugar porque sentimos a noção disso. Não podemos andar a colocar tubos de saneamento à sorte porque não sabemos para onde eles irão conduzir no futuro”, concluiu João Valério.