Geral

17 de 09 de 2021, 18:22

Diário

Oliveira de Frades integra rede de concelhos que querem água 'mais circular'

Rede CApt² arrancou esta semana os trabalhos com oito autarquias integradas no projeto

reunião ciclo água

Os oito parceiros da rede CApt² – Circularidade da Água, incluindo a Câmara de Oliveira de Frades, deram esta semana o pontapé de saída na iniciativa que nasceu de uma candidatura aprovada no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares.

A reunião inicial teve lugar na passada quarta-feira (15 de setembro). Além de Oliveira de Frades, a rede também inclui Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Ponte de Sor e Guimarães através do Laboratório da Paisagem, que recebeu o encontro.

Em comunicado, a organização explica que, nessa reunião inicial, “os parceiros analisaram e discutiram os objetivos gerais da candidatura, bem como a metodologia que será aplicada durante a primeira fase do projeto”.

“Num momento de partilha, os diferentes municípios tiveram oportunidade de apresentar os diferentes contextos e desafios dos territórios, bem como as motivações para o envolvimento nesta Rede. Na mesma reunião, foi ainda apresentado o plano de comunicação que norteará a atuação da Rede CApt², assim como o cronograma previsto para a Fase 1 do projeto”, pode ler-se na nota.

A sessão contou ainda com a apresentação do método Cidades Circulares e a definição do calendário de visitas para os fóruns de ação local, que decorrerão em cada um dos municípios parceiros.

A Rede CApt² irá centrar a sua estratégia “no desenvolvimento de um modelo de governança local que integre os diferentes agentes responsáveis pela gestão da água e que pretende incluir o cidadão como indutor de transformação para um modelo circular e participativo”, culminando na conceção de um plano de ação local para o ciclo urbano da água “que contribua para as políticas de gestão da água e a orientação dos municípios na transição para uma economia circular”.

O projeto estará dividido em duas fases, apresentando um prazo total de execução de 20 meses, com um orçamento que ronda os 264 mil euros.