Geral

27 de 05 de 2022, 17:00

Diário

Oliveira do Conde, uma Aldeia de Portugal para “garantir um legado para o futuro”

Candidatura surge com o grande propósito de desenvolver e potenciar a aldeia, reforçar a demografia dos locais rurais e promover as suas comunidades

OLIVEIRA DO CONDE CARREGAL ALDEIA DE PORTUGAL

Fotógrafo: Junta de Freguesia de Oliveira do Conde

A freguesia de Oliveira do Conde, no concelho de Carregal do Sal, assinou o protocolo de adesão à Rede “Aldeias de Portugal”, com a missão de reforçar a demografia dos locais rurais e promover as suas comunidades, integrando assim a lista de 19 aldeias do distrito de Viseu que compõem este projeto.

A candidatura à “Aldeias de Portugal” surge com o grande propósito de desenvolver e potenciar a aldeia, como reforçou em declarações ao Jornal do Centro o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde, Carlos Bastos.

“Assegurar um desenvolvimento sustentável em que os habitantes de Oliveira do Conde terão o papel principal, assim como, garantir um legado para o futuro e uma maior interação com as várias identidades que compõem a rede”, sustentou.

Além da aldeia com cerca de três mil habitantes, o autarca acredita que a região fica a ganhar. “Com esta integração acredito que haverá um incremento em termos turísticos, e Oliveira do Conde ganhará como freguesia, concelho e diria até a região”, adiantou Carlos Bastos.

O autarca avançou que este é “um passo importantíssimo para Oliveira do Conde, principalmente na preservação e valorização do património, da cultura, das tradições, das memórias e das vivências da freguesia que se irão expandir para um âmbito nacional”.

Trazer mais turistas à aldeia e manter vivas as tradições são alguns dos objetivos da freguesia. “Aguarda-se que haja uma maior afluência turística e que todas as pessoas que habitam em Oliveira do Conde sintam a terra como sua, pela necessidade de preservação, de manter as tradições e conservar o património”, disse.

Para Carlos Bastos, a população terá um papel importante no desenvolvimento desta candidatura. “A maior vontade de entrar nesta rede está em darmos no futuro grandes passos, se os habitantes levaram esta iniciativa como uma causa própria e tiverem orgulho de pertencer a Oliveira do Conde”, declarou Carlos Bastos.

Com a festa popular do Bussaquito, na Azenha, a decorrer até 28 de maio, o autarca afirma que “já foram calendarizadas ações para o ano de 2022, com tradições antigas como a que está a decorrer, mas também uma nova celebração, a Festa das Colheitas, no dia 10 e 11 de setembro”.

“Sendo uma freguesia com um território riquíssimo no processo vitivinícola, pretendemos nesse mês de vindimas celebrar esta adesão à Aldeias de Portugal, em que futuramente os pormenores serão divulgados”, acrescentou.

No próximo mês de julho, as marchas dos Santos Populares, São João e São Pedro, acontecem em Oliveira do Conde, “outra tradição que já tem alguns anos e pretendemos perpetuar”.

Nesta assinatura estiveram presentes identidades como a Câmara Municipal de Carregal do Sal, a Associação de Turismo de Aldeia (ATA) e a Associação de Desenvolvimento Local (ADICES). No final, os participantes celebraram com um brinde simbólico com um vinho encruzado de um produtor local.

A iniciativa “Aldeias de Portugal”
Segundo a ATA, as “Aldeias de Portugal” é uma “rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural com atividade no setor primário, que mantém uma vivência quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades permanentes na aldeia e áreas envolventes”.

“A adesão contempla uma carta de compromissos na qual a freguesia se compromete com uma série de princípios”, afirmou Carlos Bastos, em prol do conjunto de requisitos que a ATA obriga.

Atualmente, ainda em processo de classificação para integrarem a lista de Aldeias de Portugal, estão as aldeias de Covelo (Oliveira de Frades), Fataunços (Vouzela), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Valadares (S. Pedro do Sul) e Várzea de Calde (Viseu).



* Patrícia Lourenço (em estágio curricular)