Geral

22 de 03 de 2021, 17:06

Diário

Oliveira de Frades: percurso pedestre e casa de acolhimento ganham Orçamento Participativo

Projetos serão feitos nas localidades de Reigoso, Benfeitas, Ponte e Pisco

reigoso oliveira de frades

São já conhecidos os dois projetos vencedores da primeira edição do orçamento participativo organizado pela Câmara de Oliveira de Frades. Tratam-se da construção do percurso pedestre Rota do Tempo, que teve 556 votos, e da instalação de uma casa de acolhimento de emergência na antiga escola primária de Reigoso, com 368 votos.

O executivo camarário tem agora um ano para executar ambos os projetos. A vereadora na autarquia, Clara Vieira, refere que, no caso do percurso pedestre, o levantamento “já está feito por quem fez a proposta”. “Nós iremos agora ao terreno e começarmos a validar e a adquirir o equipamento necessário para a implementação do projeto”, acrescenta.

O percurso Rota do Tempo consistirá num percurso pedestre de oito quilómetros que será criado nas ruas, caminhos, quelhas e carreiros das localidades de Benfeitas, Ponte e Pisco, na União de Freguesias de Destriz e Reigoso. O objetivo passa por recuperar os trilhos que foram esquecidos e abandonados graças ao abandono das atividades agrícolas e pastoris.

O percurso pedestre pretende refletir sobre o passado destas localidades da pré-história até aos dias de hoje, com arte rupestre, vias romanas, património edificado e os cursos de água e circuitos de rega.

Já a instalação de uma casa de acolhimento de emergência na antiga escola primária de Reigoso vai “requer um pouco mais de estudo”, admite Clara Vieira.

“Trata-se de adaptar uma escola primária que está fechada a uma casa que acolhe pessoas que tenham sido vítimas de violência ou de alguma catástrofe como os incêndios ou desalojados e alojá-las temporariamente”, explica.

A vereadora da Câmara acrescenta ainda que este projeto irá envolver “parcerias para que esta casa acolha não só pessoas do nosso concelho mas também situações que possam extravasar para outras necessidades existentes no distrito e isso implica protocolos e contactos com entidades que gerem este tipo de situações”.

Entre os 10 projetos finalistas do primeiro Orçamento Participativo de Oliveira de Frades, a Câmara recolheu um total de 1.825 votos.