Geral

13 de 10 de 2021, 16:15

Diário

Centro de radioterapia e requalificação do IP3 previstos no Orçamento do Estado para 2022

Documento do Governo já foi entregue ao Parlamento e está agora em discussão. PS espera que se vote a favor do OE de 2022. PSD lembra que o projeto do centro oncológico para o Hospital de Viseu já era uma proposta do Orçamento anterior

centro radioterapia chtv 2 maqueta

O PS garante que há dois projetos garantidos para a região de Viseu no Orçamento do Estado para 2022: o centro de radioterapia do Hospital de Viseu e a requalificação do IP3, mas o PSD espera que o documento clarifique o projeto do centro oncológico.

O documento do Governo foi entregue ao Parlamento na segunda-feira (11 de outubro) e está agora em fase de discussão. A garantia de que os dois projetos estão inscritos foi dada pelo deputado do PS por Viseu, João Azevedo, que assegura que o centro de radioterapia e o IP3 estão consolidados no Orçamento para o próximo ano.

“Está planificada neste documento a questão do centro ambulatório de radioterapia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e também a questão do IP3”, revelou em declarações ao Jornal do Centro.

Segundo João Azevedo, ambos os projetos “estão aqui registados e referenciados e vão ser uma realidade”. O também novo vereador da oposição na Câmara de Viseu lembra que tem referido os dois investimentos “durante meses em vários momentos políticos”. “É com grande satisfação que vimos estas referências no Orçamento do Estado”, frisa.

João Azevedo espera que o documento seja aprovado por todos os deputados, mesmo que estejam a favor ou contra o atual Governo PS.

“Se dizemos que não é possível, que não se acredita e que é mentira e depois não votamos (a favor), há algo que continua mal. É claro que nós podemos ter discordâncias políticas, mas há questões tão importantes para a região que deverão acontecer e acredito que os deputados de Viseu terão naturalmente o condão de votar a favor deste Orçamento”, acrescenta.

O também novo vereador da oposição na Câmara de Viseu diz ainda que este é um “orçamento possível” para a situação que Portugal atravessa e que promove a coesão territorial.

Já o PSD, pela voz de Pedro Alves, espera que o Orçamento de Estado clarifique o projeto do centro oncológico do Hospital de Viseu, que tinha sido aprovado no ano passado.

Também em declarações ao Jornal do Centro, o deputado social-democrata acusa o Governo de nada ter feito para fazer o projeto proposto pelo partido.

“É bom que se realce que o centro oncológico já estava no anterior Orçamento do Estado como proposta dos deputados do PSD, coisa que o Governo não quis fazer nem os deputados do PS quiseram aprovar. Já estava no Orçamento do Estado, mas não foi feito rigorosamente qualquer investimento nesse sentido”, realça.

Ainda assim, Pedro Alves espera que o projeto continue inscrito no Orçamento do Estado porque, caso contrário, “o PSD voltará a propô-lo como fez no passado”. “Esperemos que haja financiamento para o centro oncológico e de que forma vai ser colocado”, acrescenta o deputado.

Pedro Alves considera ainda que o OE de 2022 é “genericamente um orçamento de continuidade com um conjunto de anúncios que são recorrentes”.

Recorde-se que o projeto do centro de ambulatório e radioterapia conta com um investimento previsto de 24 milhões de euros, tendo o Centro Hospitalar Tondela-Viseu anunciado em finais de agosto que ele estava pronto e que o concurso público para a sua adjudicação estava na sua fase final.

Já as obras no IP3 decorrem desde maio de 2019 num investimento de mais de 13 milhões de euros. A primeira fase esteve atrasada durante um ano e só foi concluída a 15 de abril deste ano. O Governo tem assegurado que a requalificação da estrada Viseu-Coimbra irá terminar em 2024.

O Orçamento do Estado, que prevê que a economia portuguesa cresça 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022, será votado na generalidade a 27 de outubro na Assembleia da República. A votação final global está marcada para 25 de novembro.