Geral

19 de 04 de 2021, 18:37

Diário

Orçamento Participativo de Viseu com 111 propostas para a Cidade-Jardim

Projetos vão ser analisados pelos serviços da Câmara até maio. Propostas centraram-se mais na valorização ambiental e na adoção de práticas de sustentabilidade

câmara de viseu

O Orçamento Participativo de Viseu já conta com 111 propostas submetidas. O balanço foi feito esta segunda-feira (19 de abril), depois de terminada a fase da entrega de propostas para a edição deste ano dedicada ao tema de Cidade-Jardim.

Segundo a autarquia, 32 das propostas foram submetidas âmbito da linha vocacionada para as escolas de ensino secundário, profissional e superior do concelho. As restantes 79 propostas foram submetidas ao orçamento participativo geral. Todas as freguesias participaram nesta iniciativa, sendo que as de Viseu e Ranhados foram as mais representativas com 63 e 28 propostas, respetivamente.

As propostas vão ser agora alvo de análise técnica pelos serviços municipais até 16 de maio, data em que serão publicados os resultados provisórios com as propostas que reúnem as condições para passar à fase seguinte e cumprem as normas do Orçamento Participativo.

De acordo com a Câmara, as propostas ficaram concentradas sobretudo na valorização ambiental ou de equipamento de jardins, matas, bosques ou de espaço público, com 39 projetos, e na adoção de boas práticas de sustentabilidade, com 11 propostas. Mais de 160 pessoas participaram nas assembleias participativas, que decorreram exclusivamente online por causa da atual pandemia.

O Orçamento Participativo tem uma dotação global de 300 mil euros, dos quais 50 mil serão aplicados na linha escolar. Cada freguesia poderá arrecadar um ou mais projetos vencedores, num total máximo de 50 mil euros, enquanto as escolas poderão beneficiar com um máximo de 20 mil euros.

Após a publicação dos projetos provisórios, os seus proponentes terão até 31 de maio para reclamar da sua exclusão ou edição. As reclamações terão resposta até 15 de junho, quando são publicados os projetos definitivos que irão à fase de votação, que abre a 16 de junho e se prolonga até 18 de julho.

As propostas submetidas podem ser consultadas em www.viseuparticipa.pt.