Geral

24 de 01 de 2023, 16:11

Diário

Painéis solares instalados junto à Câmara de S. Pedro do Sul

Paços do Concelho estão em obras de eficiência energética. Investimento é de 340 mil euros

obras camara spsul paineis

Fotógrafo: Câmara de São Pedro do Sul

O município de São Pedro do Sul está a instalar painéis solares no estacionamento junto aos Paços do Concelho, no centro da cidade. A intervenção faz parte do projeto de eficiência energética que abrange a sede da autarquia, que refere que os painéis irão servir para produzir eletricidade.

A escolha desta localização para os painéis fotovoltaicos prende-se “com o facto do edifício ser classificado, não podendo os painéis ser colocados na sua cobertura”, justifica o executivo liderado pelo presidente Vítor Figueiredo (PS).

Além da instalação dos painéis, a intervenção no edifício da Câmara contempla a substituição dos sistemas de iluminação interior e de tratamento e climatização do ar e a instalação de caixilharia com vidro duplo e corte térmico com o objetivo de “monitorizar e controlar as instalações, corrigir situações de desperdício de energia e reduzir o impacto ambiental”.

“Com esta obra, pretende-se aumentar a eficiência energética do edifício, dotando-o de classe energética superior, com uma diminuição de pelo menos 30% de consumo, reduzindo assim a fatura energética”, explica a Câmara.

O investimento é de cerca de 340 mil euros, com o apoio dos fundos comunitários.