Museum display: orange racing suits on the left, a video of a helmeted driver in a car on the screen, and a yellow race car in the foreground.
motards_hospital-10
Athletes stand on a podium: first place in center with green pants and white shirt, holding a certificate and wearing gold medal, flanked by second and third place winners on red/blue outfits; backdrop reads WMAC DAEGU 2026 with flags and sponsor logos.
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
People wearing over-ear headphones at an outdoor listening event, with a large headset prop in the foreground.
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
Home » Notícias » Diário » PAN critica utilização de bois na procissão do triunfo em Lamego

PAN critica utilização de bois na procissão do triunfo em Lamego

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
15.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
15.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) mostrou-se esta quinta-feira contra o uso de bois na procissão do triunfo, um dos pontos altos das Festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, que terminaram na passada sexta-feira, dia 9 de setembro.

“Bovinos foram forçados a puxar andores extremamente pesados, durante horas em subidas e descidas pela cidade de Lamego, a maior parte do percurso de olhos vendados e ainda sujeitos a vergastadas, o que viola não só a Lei de Proteção Animal em vigor, como as normas previstas no Código Civil decorrentes do Estatuto Jurídico próprio dos Animais”, denuncia em comunicado o PAN.

Para impedir situações como esta, o partido liderado por Inês Sousa Real deu entrada no Parlamento com uma iniciativa que pretende interditar a utilização de animais como meio de tração de veículos em Portugal.

“A nossa proposta pretende pôr fim ao uso de animais como meio de tração de veículos de passageiros ou carga e ao sofrimento que tal acarreta, sejam os usados para fins turísticos, lúdicos, de trabalho, de transporte pessoal ou agrícolas. Em causa estão não só questões óbvias de bem-estar animal, que não podem continuar a ser ignoradas, mas também socioeconómicas”, afirma a porta-voz e deputada do PAN.

O partido lembra que ao contrário do que se verifica noutras atividades que envolvem animais, os veículos de tração animal não estão homologados, sinalizados ou mesmo segurados para circular na via pública.

“Esta situação põe não só em causa o bem-estar animal como a própria segurança rodoviária, representando, por isso, um perigo para os outros condutores, para os próprios condutores dos veículos de tração animal e seus ocupantes, bem como para os animais que os puxam, normalmente equídeos, asininos ou muares”, alerta.

A majestosa Procissão de Triunfo é um dos pontos mais importantes da festa da Senhora dos Remédios. A tradição remonta a 1894, altura em que juntas de bois começaram a ser usados para puxar os andores com várias figuras religiosas. O cortejo recebeu uma autorização especial do Papa que permite a utilização de animais. O momento religioso é acompanhado anualmente por milhares de pessoas.

pub

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar