Geral

03 de 09 de 2022, 09:00

Diário

Pão e folclore regressam para animar Vila Cova à Coelheira

Freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva recebe a sexta edição do Festival do Pão e a 37.ª do Festival de Folclore a 10 e 11 de setembro. Os produtos endógenos, a gastronomia, o artesanato e o folclore não vão faltar

Festival do Pão vila nova de paiva 22

Fotógrafo: D.R.

Depois de dois anos de pandemia, eis que o pão e o folclore regressam este setembro às festas em Vila Nova de Paiva.

No âmbito das festividades de Nossa Senhora do Rosário, a freguesia de Vila Cova à Coelheira recebe a sexta edição do Festival do Pão e a 37.ª do Festival de Folclore a 10 e 11 de setembro, numa organização conjunta da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e do Grupo Folclórico e Etnográfico da vila.

Os produtos endógenos, a gastronomia tradicional, o artesanato típico, o folclore e as práticas do antigamente não vão faltar nesta iniciativa que, dizem os organizadores, quer “dar a conhecer as potencialidades e a riqueza” do meio rural da região, trazendo produtos regionais, tasquinhas gastronómicas, artesanato e uma prova de bôlas.

O grupo BandaLusa é o principal nome do cartaz do evento que arranca no sábado, dia 10, pelas 15h00, com as atuações dos Zés Pereiras de Vildemoinhos, Cordas de Paivó e Os Manguitos pela tarde fora.

A festividade religiosa inicia pelas 20h00 com a entrada de Nossa Senhora do Rosário na Igreja Matriz e o Canto de Vésperas. Às 21h30, Sílvia Mitev sobe ao palco numa noite de fados.

No dia 11, domingo, o programa prossegue com uma missa em honra da padroeira e uma procissão, seguido de uma visita aos fornos comunitários de Vila Cova à Coelheira e do concerto da Eukestra do Forrobodó.

Pelas 14h30, tem início a 37.ª edição do Festival Nacional de Folclore de Vila Cova à Coelheira, cuja agenda inclui o desfile etnográfico e as atuações dos grupos folclóricos convidados, assim como do grupo anfitrião de Vila Cova à Coelheira.

Os grupos convidados são o Grupo Folclórico S. Salvador de Macieira da Maia (Vila do Conde), Rancho Folclórico de Torres Novas (Alto Ribatejo), Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada (Ovar) e o Grupo Folclórico de Aveleda (Braga).

Pelas 18h30, a BandaLusa começa a atuar num concerto que promete muita animação à base de música ligeira e popular portuguesa no encerramento do certame.