Geral

19 de 01 de 2022, 15:17

Diário

Penalva do Castelo: Câmara quer mudar centro da vila para dar mais mobilidade

Autarquia vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na requalificação da Rua 1.º de Dezembro. Também estão previstas obras nas praças Magalhães Coutinho e do Município

penalva do castelo rua 1.º de dezembro v1

A Rua 1.º de Dezembro, no centro da vila de Penalva do Castelo, vai ganhar uma nova imagem. A Câmara Municipal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na requalificação desta artéria.

A par desta obra, a autarquia também vai requalificar as praças Magalhães Coutinho e do Município.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Francisco Carvalho, salienta que o peão vai ganhar mais mobilidade com as obras que vão ser feitas na vila.

“Esta é uma obra que já foi candidatada em 2020. Vamos requalificar esta rua, visando essencialmente modificar o trânsito. Vamos alargar os passeios, tornar a faixa de rodagem mais estreita e o trânsito passará a ser efetuado no sentido ascendente”, frisa acrescentando que o projeto conta com o apoio do programa PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.

“Vamos dar uma predominância ao sentido dos peões, andando a passear mais pela berma, para privilegiarmos o passeio em pé em detrimento do trânsito”, explica o autarca.

Segundo Francisco Carvalho, as obras na Rua 1.º de Dezembro vão trazer algumas alterações na circulação automóvel em Penalva do Castelo.

O presidente da Câmara acrescenta que o trânsito das viaturas pesadas “já se faz hoje pela Rua do Lar, tirando-o do centro da vila”. “Vai permitir que se faça no sentido ascendente. Havendo menos trânsito, ele será desviado para as ruas laterais”, diz.

Francisco Carvalho frisa ainda que a autarquia está a realizar obras na Praça Magalhães Coutinho e na Praça do Município, “ao abrigo da regeneração urbana”. “Quando estas três obras estiverem concluídas, vamos dar um novo figurino à vila de Penalva do Castelo”, garante.

O autarca de Penalva do Castelo acrescenta que estas três intervenções avançam assim que chegar o visto do Tribunal de Contas.