Geral

06 de 04 de 2021, 16:02

Diário

Planalto Beirão entrega mini-ecopontos em São Pedro do Sul

Associação de municípios continua a distribuir mini-ecopontos domésticos na região

planalto beirão spsul miniecopontos 04 2021

A Associação do Planalto Beirão continua a distribuir mini-ecopontos domésticos para incentivar a reciclagem. Esta manhã de terça-feira (6 de abril), a entidade começou a entregar os ecopontos domésticos em São Pedro do Sul.

O secretário executivo do Planalto Beirão, José Portela, lembra que esta distribuição está a ser feita “habitante a habitante, casa a casa, sempre cumprindo o plano de contingência adaptado ao panorama nacional”.

“O objetivo é munir e dotar todos os consumidores de uma ferramenta que agiliza a separação da fonte até ao ecoponto. Temos de estreitar a ligação entre o domicílio e o ecoponto por forma a que separemos cada vez mais os produtos recicláveis, que são já cerca de 25 por cento dos resíduos sólidos urbanos. Quanto mais e melhor separarmos, menos resíduos temos em aterro e menos custos temos para reportar aos municípios”, explica.

José Portela lembra que os valores da reciclagem na região do Planalto Beirão estão a aumentar há quatro anos. O responsável acredita que com estes novos ecopontos domésticos os números vão aumentar ainda mais.

“Desde 2017 que há um acentuar do crescimento da reciclagem. Crescemos cerca de 19 por cento em 2019 e 22 por cento em 2020, e esta ferramenta vai ajudar a continuarmos com esta senda de progresso da reciclagem na região”, afirma acrescentando que a distribuição dos ecopontos domésticos prevê um investimento de 20 milhões de euros.

A Associação do Planalto Beirão já atinha arrancado em fevereiro com a entrega dos mini-ecopontos domésticos em outros concelhos como Viseu, onde foram entregues cerca de 24 mil “ecobags”. Desde então, já foram entregues mini-ecopontos em concelhos como Mangualde e Oliveira de Frades.

Cada habitante nos concelhos que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão reciclou, em média, 39 quilos de lixo em 2020. Em toda a região, foram separadas 12.844 toneladas de resíduos recicláveis, mais 22 por cento em comparação com 2019.