Geral

10 de 07 de 2024, 11:12

Diário

Cursos online do Politécnico de Viseu chegam a 150 mil estudantes

Iniciativa surge no âmbito da universidade europeia Eunice, da qual o Politécnico faz parte desde 2022

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) oferece cursos online a 150 mil estudantes de várias instituições europeias no próximo ano letivo. A iniciativa surge no âmbito da universidade europeia Eunice, da qual o Politécnico faz parte desde 2022.

Segundo o instituto, a oferta inclui mais de 70 cursos lecionados em inglês por professores das 10 instituições membros da Eunice. Da parte do IPV, as cinco escolas superiores oferecem mais de dez cursos lecionados por professores do Politécnico.

O IPV fala de “uma possibilidade única para os professores de lecionar em sala de aula virtual com estudantes de diferentes instituições europeias que pretendem saber mais sobre uma determinada área de estudo”. “Através desta oferta formativa, o IPV continua a apostar na internacionalização e a elevar a instituição a um nível europeu interessante”, acrescenta a instituição de ensino superior em comunicado.

Os cursos dão aos estudantes a oportunidade de “personalizarem o seu percurso de aprendizagem e de viverem uma interação internacional com outros estudantes de todas as instituições parceiras”, refere o Politécnico. As formações funcionam como disciplinas isoladas.

O catálogo de cursos da Eunice abrange várias áreas desde as tecnologias da informação e cidades inteligentes às competências globais, além dos cuidados de saúde, história e ciências sociais.

“Entre estes cursos também é possível aprender uma língua nova através dos cursos online de línguas. Os estudantes podem aprender diversos idiomas da aliança Eunice, como italiano, finlandês, sueco, polaco, entre outros”, adianta ainda o IPV.

A Eunice já oferece um mestrado conjunto em combinação com várias instituições parceiras da aliança, permitindo que os estudantes beneficiem das suas respetivas competências. O curso, intitulado “Information Technology for Smart and Sustainable Mobility”, tem inscrições abertas.