Geral

12 de 01 de 2023, 15:26

Diário

Professores da Secundária de Resende em greve

Escola não fechou, mas maioria dos alunos não teve aulas, garantem grevistas

Greve professores Resende

Em Resende, os estudantes da Escola Secundária praticamente não tiveram aulas esta quinta-feira (12 de janeiro) devido a uma greve de professores. Tal como aconteceu hoje noutros estabelecimentos de ensino do país e da região, os docentes protestaram também em frente à escola nos dois primeiros horários da manhã.

Vestidos com camisolas pretas, em sinal de luto, os manifestantes “cantaram” palavras de ordem e empunharam cartazes de protesto. Até as camisolas que tinham vestidas tinham uma mensagem: “Pelo futuro da educação”.

“Nos dois primeiros tempos da manhã 90% dos professores da Secundária estiveram em greve e ainda estiveram connosco alguns professores da Escola Básica do Agrupamento, mas o maior número, cerca de 90%, eram da Escola Secundária, onde a maior parte dos alunos não tiveram aulas ao início da manhã”, contou ao Jornal do Centro, Teresa Fiuza, uma das docentes em greve.

Alguns professores mantiveram-se em greve no resto do dia, mas a direção da escola, que apoia o protesto, não fechou porque recebeu orientações da tutela para manter os alunos na instituição de ensino e lhes assegurar a alimentação.

Os professores em Resende, tal como os restantes docentes do país em greve, protestam contra a precariedade docente e exigem a contabilização integral do tempo de serviço. São contra a municipalização da educação e querem ser tratados com respeito.

“Olham para nós como uma peça fundamental da escola, mas não nos dão as ferramentas de fazermos aquilo para que nos formámos. Olham para nós apenas como um depósito de miúdos e nós somos mais do que isso. Ajudamos na construção do futuro de amanhã”, defende a professora de educação física Teresa Fiuza.