Geral

25 de 01 de 2023, 18:32

Diário

Mais de 400 alunos de Viseu integram projeto de alimentação saudável

Iniciativa “Os Super Saudáveis” é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e envolve alunos do concelho viseense

supersaudáveis

Fotógrafo: Câmara de Viseu

O projeto de educação alimentar “Os Super Saudáveis” já arrancou no concelho de Viseu, envolvendo 16 turmas e 413 alunos dos quatro agrupamentos de escolas e dois colégios privados do concelho.

O arranque da iniciativa nas escolas do 1.º ciclo mereceu a presença da vereadora da Saúde na autarquia, Mara Almeida, que visitou na terça-feira (24 de janeiro) a Escola Básica de Travassós de Cima, do Agrupamento de Escolas do Mundão.

O projeto organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro foi traçado a partir da roda dos alimentos, que alia a parte lúdica à parte científica, e é baseado num jogo de cartas colecionáveis. Durante cinco semanas, as crianças recebem “superpoderes” ao comerem os alimentos recomendados pela iniciativa ao almoço e ao lanche.

Os objetivos passam por promover hábitos alimentares mais saudáveis, apostar na diversidade alimentar, contribuir para reduzir o consumo de produtos com açúcar, e incentivar os pais para tomarem escolhas alimentares mais adequadas.

Os “Super Saudáveis” contam com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição.