Geral

09 de 06 de 2023, 17:39

Diário

Rearborização do Parque de Santiago em Viseu adiada por falta de árvores

Dificuldade do empreiteiro em encontrar todas as árvores necessárias adia rearborização para setembro. Já a Mata do Serrado abre no final do mês, depois das condições meteorológicas terem obrigado ao cancelado da abertura de portas a 1 de junho

parque urbano santiago viseu

Fotógrafo: D.R./Câmara de Viseu

A rearborização do Parque Urbano de Santiago, em Viseu, que deveria estar já na fase final, foi adiada para setembro. Entre as razões apresentadas está a dificuldade do empreiteiro em encontrar todas as árvores necessárias, adiantou aos jornalistas o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, no final da reunião de executivo que decorreu esta sexta-feira (9 de junho).

O projeto prevê a plantação na margem direita do Rio Pavia de 335 árvores de nove espécies distintas, num investimento superior a 142 mil euros. Em abril deste ano, o parque recebeu uma cerimónia para assinalar o ato de consignação da empreitada que previa que esta estivesse concluída num prazo de 56 dias.

A rearborização contempla a plantação de mais de três centenas de árvores, na sua maioria cerejeiras do Japão e pereiras de jardim. Segundo a autarquia, “a sua implementação terá em conta, entre outros fatores, a luminosidade, a incidência de radiação solar direta, os ventos e a envolvente paisagística, criando assim zonas de sombra que contribuirão para o conforto bioclimático e acústico dos utilizadores do Parque”.

Com este projeto pretende-se “reorganizar o espaço atual, através de um desenho contemporâneo e minimalista, aumentando a diversidade biológica através da presença de vegetação arbórea na malha urbana e promovendo mais e melhores zonas de recreio e lazer informal nos espaços abertos, para usufruto de todos”.

Quinta do Serrado abre no final do mês
Outro espaço verde alto de intervenções da Câmara Municipal de Viseu é a Mata do Serrado. O espaço deveria ter aberto ao público a 1 de junho, mas as condições meteorológicas obrigaram ao adiamento.

A nova data está definida e a abertura acontece a 29 de junho. A Mata do Serrado foi anunciada em agosto do ano passado. A quinta onde a mata se encontra foi, na altura, cedida à autarquia de Viseu por 30 anos no âmbito de um contrato que visava precisamente a reabilitação do espaço verde. A cedência é renovável por mais cinco anos.

O projeto prevê ainda a construção de uma nova infraestrutura de saúde e a reabilitação do património edificado ali existente, que passará a transformar-se num equipamento cultural.

A Quinta do Serrado tem cerca de quatro hectares e está localizada em pleno centro da cidade de Viseu. De acordo com o inventário efetuado pela Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, a casa, de estilo neoclássica, foi construída no início do séc. XIX para a família Melo e Alvelhos e está “bastante arruinada”, estando apenas conservada a fachada principal.