Geral

13 de 05 de 2022, 10:47

Diário

Recuperação da Casa da Calçada em Viseu distinguida com prémio nacional

Projeto recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Casa do centro histórico de Viseu recebe hoje o Museu Keil Amaral

casa da calçada viseu

O projeto de recuperação da Casa da Calçada, em Viseu, foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. O galardão foi atribuído na passada terça-feira (10 de maio), na categoria de Intervenção de Restauro.

A Casa da Calçada, situada no centro histórico de Viseu e construída no século XVIII, acolhe agora o Museu Keil Amaral, um projeto que teve início ainda no último mandato de Fernando Ruas antes de sair da Câmara em 2013. Em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia disse ter visto a premiação com “grande orgulho”.

“Tenho muito orgulho em falar disto porque foi uma casa que recuperei no último período em que estive aqui. Fomos nós que, ainda comigo, instalámos ali o Museu Keil Amaral e, passado este tempo todo, é reconhecido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que é de grande prestígio”, afirmou.

A reabilitação esteve a cargo da empresa municipal Viseu Novo SRU, num investimento de meio milhão de euros. O Museu Keil Amaral foi inaugurado em 2021 pelo anterior executivo camarário.

Fernando Ruas enalteceu ainda o facto de o projeto da Casa da Calçada ter sido elaborado “por um arquiteto que é quadro da Câmara”. “Nem sequer recorremos ao exterior porque o arquiteto que fez o projeto é quadro da SRU”, acrescentou o autarca.