Geral

10 de 05 de 2022, 12:16

Diário

Resende: cereja com menos produção, mas com boa qualidade

Apanha já arrancou com uma semana de atraso. Associação de produtores prevê quebra da produção na ordem dos 20 por cento este ano

cereja resende

A apanha da cereja já arrancou em Resende, fruto que é um dos produtos mais importantes para a economia local. A campanha começou mais tarde este ano, com uma semana de atraso, devido ao frio. A produção vai cair 20 por cento, admite Armindo Barbosa, presidente da Associação de Produtores da Cereja de Resende.

“Pelo que tenho constatado com os produtores, vai haver menos produção. Há pomares que não têm tanta quantidade como no ano passado e alguns que até terão mais”, diz.

O responsável acrescenta ao Jornal do Centro que a cereja atrasou devido às "temperaturas baixas e formação de geada”, mas, de resto, prevê um fruto com boa qualidade, isto se o bom tempo continuar nos próximos dias.

“Agora, estamos sempre com temperaturas elevadas e, daqui a uma semana ou duas, vamos ter brevemente muita cereja porque ela vai entrar em maturação rapidamente, com a doçura a 100 por cento. Se assim continuar, a cereja vai ser boa”, refere.

Apesar disso, os produtores do setor em Resende enfrentam alguns problemas como a falta de capacidade de frio e também a falta de mão de obra. Armindo Barbosa diz que tem sido “difícil” atrair pessoas para o ramo.

O dirigente afirma também que os assuntos têm sido discutidos com a Câmara e que os produtores irão também tentar resolver o dossiê da certificação da cereja, “que é muito importante”.

Os produtores e o Ministério da Agricultura estão a fazer um levantamento para saber o volume de produção por hectare. Na última década, verificou-se um aumento no número de fruticultores em Resende, com produtores mais novos a entrar na fileira e que, segundo Armindo Barbosa, têm vindo a apostar em novas variedades do fruto.

Mesmo assim, não esconde a mágoa pelo facto de haver “pomares antigos que não são renovados”. “Se não se trabalhar no terreno, é complicado. Há pomares que têm 20, 30 anos e que, depois, vão-nos complicar as contas. Agora, temos muita gente nova e, de há 10 anos para cá, temos mais áreas de pomar”, acrescenta o presidente da Associação de Produtores.

Em Resende, o Festival da Cereja vai decorrer nos dias 28 e 29 de maio e também a 4 e 5 de junho. Já em Lamego, outro concelho destacado pela produção de cereja, os produtores da cereja de Penajóia preveem uma boa produção este ano, com árvores mais carregadas de fruto.