Geral

19 de 04 de 2023, 11:59

Diário

Resende: Freguesias geminadas reúnem-se este fim de semana

Freguesias de São Cipriano e Fermentelos vão juntar-se num encontro que inclui partilhas de culturas, costumes e gastronomia

são cipriano resende

As freguesias de São Cipriano e Fermentelos vão juntar-se num encontro este fim de semana na primeira localidade do concelho de Resende.

A iniciativa, que coincide com a Festa das Cavacas, está marcada para este domingo (23 de abril), e é uma das várias ações que as duas freguesias conhecidas como a “Aldeia” e a “Vila” da música em Resende, que se geminaram em maio do ano passado, têm vindo a realizar.

O encontro contará com a presença de elementos das duas juntas e assembleias de freguesia, associações e outros convidados. Em cima da mesa estarão assuntos diversos de interesse para as duas freguesias.

A iniciativa conta ainda com um almoço de troca de ideias e partilha de culturas, costumes e tradições gastronómicas. Enquanto Fermentelos irá presentear os convidados com os seus leitões, já a população de São Cipriano, irá preparar o anho assado no forno.

O encontro será encerrado com uma visita à Festa das Cavacas, que conta com mais de 20 produtores a promover o doce mais típico de Resende e outras iguarias gastronómicas.