Geral

24 de 11 de 2022, 16:36

Diário

Ruas quer banda vencedora da Eurovisão a atuar na Feira de São Mateus

Convite aos Kalush Orchestra vai ser feito a propósito da geminação de Viseu com a cidade ucraniana que tem o mesmo nome da banda

kalush orchestra

Fotógrafo: D.R.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, pediu à Viseu Marca, a entidade que organiza a Feira de São Mateus, para os Kalush Orchestra, o grupo ucraniano que venceu o último Festival da Eurovisão, atuarem no evento. A banda é natural de Kalush, cidade que se vai geminar com Viseu. O pedido de geminação foi aprovado por unanimidade esta quinta-feira (dia 24) na reunião pública do executivo.

“A Câmara já transmitiu à Viseu Marca para se for possível contatar a Kalush Orchestra. Já tomamos a decisão de promover a sua participação na Feira de São Mateus”, anunciou o autarca.

Já no final da reunião, Fernando Ruas explicou aos jornalistas que a ideia é fazer um encontro de cidadãos ucranianos na Feira Franca.

O autarca disse ainda que foi a cidade de Kalush que procurou geminar-se com Viseu, concelho que conta já com uma dezena de geminações. Um dos últimos estreitar de laços foi com uma cidade chinesa. Na altura, os vereadores do PS votaram contra.

Desta vez, os socialistas aprovaram o pedido de geminação. O vereador do PS, Vítor Oliveira, também apresentou uma proposta nesse sentido. O socialista enalteceu a geminação com Kalush.

“Temos aqui um exemplo daquilo que deve ser um protocolo de geminação entre cidades. O autarca congénere é um ótimo modelo de autarca moderno, jovem, ávido de promover a sua cidade, de atrair investimento para o seu território”, afirmou.