Geral

21 de 12 de 2021, 18:49

Diário

Autarquia de S. Pedro do Sul mantém o IRS nos 2 por cento

Medida foi aprovada na Assembleia Municipal. Percentagem de participação municipal tinha sido reduzida este ano

s. Pedro do sul

A Câmara de S. Pedro do Sul vai continuar a cobrar 2 por cento do IRS pago pelos munícipes do concelho em 2022.

A decisão foi aprovada em sede da Assembleia Municipal, anunciou esta terça-feira (21 de dezembro) a Câmara.

A percentagem da participação do IRS mantém-se face a 2021. Em comunicado, o município presidido por Vítor Figueiredo lembrou que a taxa foi reduzida para este ano face aos 4 por cento de 2020.

O executivo recorda que se trata de “um apoio complementar aos munícipes neste período difícil, marcado pelos efeitos da pandemia da Covid-19”. “Esta redução representa um valor de 150 mil euros que o Município prescinde a favor das famílias sampedrenses”, acrescenta.

Os municípios têm direito a uma participação de, no máximo, 5 por cento na coleta de IRS, podendo prescindir desta participação de forma parcial ou total.

“Após diversos anos em que esta participação se manteve no seu valor máximo, foi possível, com o empenho deste executivo, criar condições financeiras para devolver progressivamente uma parcela deste imposto aos sampedrenses”, remata o comunicado da Câmara de S. Pedro do Sul.

A decisão vem na sequência da aprovação do orçamento municipal para 2022, que está avaliado em cerca de 30 milhões de euros e prevê a conclusão de obras com atraso no concelho como a reabilitação da Escola Secundária de S. Pedro do Sul, a Central Intermodal de Transportes e a requalificação da Estrada Nacional 16 entre Várzea e as Termas.