Geral

08 de 06 de 2023, 09:30

Diário

Santuário de Lapa prepara-se para a primeira peregrinação do ano

Primeira grande romaria do santuário de Sernancelhe acontece este sábado. Milhares de pessoas costumam passar pela Lapa para venerar a Nossa Senhora

santuário da lapa sernancelhe

Fotógrafo: D.R.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, recebe este sábado (10 de junho) a primeira grande peregrinação do ano numa altura em que assinala os 525 anos de existência.

A procissão do Santuário para o recinto campal arranca às 10h00 e tem como grande novidade a participação dos andores de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz. A padroeira será levada em ombros pelos Bombeiros Voluntário de Sernancelhe.

Já o andor da Senhora da Saúde, de Fonte Arcada, é levado pelos Escuteiros e o andor de Nossa Senhora da Lapa será transportado pelos militares da GNR de Sernancelhe.

Dezenas de paróquias vão acompanhar a procissão, que costuma ser acompanhada por milhares de pessoas, mantendo-se a tradição de se encontrarem junto aos miradouros e daí partirem em grupo para o terreiro da Igreja. A eucaristia será presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto.

Reza a lenda que a história da Lapa começou em 1493 com o aparecimento da imagem de Nossa Senhora debaixo de uma lapa. A gruta onde a imagem foi descoberta possui uma pedra muito estreia por onde reza a tradição que todos passam, exceto quem tiver pecado grave, uma lenda que ficou conhecida por todo o país.

Alguns anos mais tarde, e já sob a orientação dos jesuítas, foi construída a atual igreja, que ficaria concluída no ano de 1635, no exato local onde a pastorinha Joana, outra das figuras desta lenda da Lapa, descobriu a imagem de Nossa Senhora. O Colégio, outro dos espaços que integram o Santuário, começou a ser construído em finais do século XVI e funciona hoje como pousada.

A preponderância da Lapa foi reconhecida também pela coroa que, em 1740 lhe conferiria o estatuto de vila, que manteria durante 145 anos. A Lapa é também considerada uma “Aldeia de Portugal”.