Geral

24 de 06 de 2022, 18:43

Diário

São João: uma festividade marcada por histórias e tradições

O São João é comemorado em diversos países da Europa como Alemanha, Dinamarca, França, Portugal e também fora do continente europeu, sendo uma das festividades mais populares do Brasil, porém, conheces a origem desta tão conhecida festividade?

são joão moimenta da beira

O São João tem origem nos tempos mais remotos, que nos remete a festas pagãs, onde se comemorava o solstício de verão e a abundância das colheitas, porém, com a chegada da idade média, a igreja católica passou a substituir as festividades pagãs por festas dedicadas aos santos, e assim surgiu o São João, que celebra o nascimento de São João Baptista.

João Baptista viveu entre 2- a. C. e era primo de Jesus Cristo e foi o responsável por realizar o seu batismo, bem como anunciar a vinda de Cristo. São João Baptista foi morto no ano 27 d.C. e o seu dia passou a ser celebrado no catolicismo no dia 24 de junho, que ficou batizado como o 'Dia de São João’.

Porém, há uma outra história em Portugal que está ligada a esta data. Havia um eremita que viveu no século IX, na região de Tuy em frente a Valença, e, na época, os fiéis de São João do Porto acreditavam que ele salvaria a população da febre. A história conta ainda que a cabeça do eremita foi trazida pela Rainha Dona Mafalda no século XII até a Igreja de São Salvador da Gandra, logo depois, para a capela da "Santa Cabeça" da Igreja de Nossa Senhora da Consolação no Porto.

A festividade é comemorada com alegria em Portugal, com comemorações que acontecem em todo o país e que desafiam o povo a celebrar uma tradição com muita música, dança e fogo de artifício e em Viseu não é diferente, já que o São João é comemorado com música, folias e muita tradição.

Entre as tradições da festividade na região, estão as Festas Populares de Viseu, Festa das Freguesias e também as Cavalhadas de Vildemoinhos, tendo esta última em especial uma antiga história.

As Cavalhadas de Vildemoinhos é um dos eventos mais antigos da cidade, logo atrás da Feira de São Mateus. A história conta que as Cavalhadas tiveram início a partir da luta dos moleiros de padeiros de Vildemoinhos por sobrevivência, quando num tempo de seca, as águas do rio Pavia estavam travadas por açudes feito por agricultores, localizados próximos à Capela de São João da Carreira.

O processo foi para o tribunal do Rei e o povo de Vildemoinhos que, em suas orações clamaram por uma intervenção do santo, e, caso vencessem o processo, fizeram a promessa de que todos os anos agradeceriam ao santo pela sua intervenção divina.

No dia 23 de junho foi anunciada a vitória do povo no processo, e na madrugada do dia 24, vestiram-se a rigor e marcharam até São João da Carreira, sendo a cabelos ou a pé, alguns a tocar bombos e outros instrumentos, e assim nasceu uma tradição.

O São João é uma festividade carregada de cultura e história não importa aonde aconteça e, segundo Dr.ª Leonor Barata, Vereadora da Cultura, Turismo e Património, são estas tradições que “tanto caraterizam e definem” os viseenses “enquanto povo”.


* Fernanda Sant'Ana (em estágio curricular)