Geral

24 de 05 de 2022, 14:24

Diário

São Pedro do Sul: Festa da Vitela de Lafões regressa este fim de semana

Manhouce recebe a sétima edição do evento, que tem como novidade uma homenagem à mulher da localidade e a Isabel Silvestre. Secretário de Estado vai estar presente na abertura

vitela manhouce

Fotógrafo: D.R.

A freguesia de Manhouce, em São Pedro do Sul, recebe este fim de semana (28 e 29 de maio) a sétima Festa da Vitela de Lafões.

O evento regressa depois de dois anos de ausência motivados pela pandemia e conta com animação, restauração, concursos e produtos locais, entre outras atrações.

A última edição ocorreu em 2019. O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, vai estar presente na abertura oficial este sábado.

O vice-presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, explica que a principal novidade passa por uma homenagem à mulher de Manhouce e à sua figura mais conhecida, a cantora Isabel Silvestre.

Segundo o autarca, o evento já é dinamizado “em conjunto com a Junta de Freguesia há alguns anos”. “Houve este interregno de dois anos devido à pandemia e queremos retomar com toda a força e toda a dimensão que merece quer este produto endógeno quer Manhouce”, acrescenta.

A feira vai ter várias atividades a decorrer quer no recinto das festas quer em toda a aldeia de Manhouce, “nomeadamente o Cortejo Etnográfico no sábado à tarde, que é algo que já vai sendo uma tradição e tem sempre muita atratividade pela sua originalidade”. “Temos também o concurso de pecuária, chega de bois, percurso pedonal e toda a restauração”, afirma.

Pedro Mouro revela ainda que, no local, vão estar presentes dois restaurantes “com muita capacidade de fornecimento de refeições”, tendo em conta a crescente afluência do público registada nas últimas edições.

O município de São Pedro do Sul irá também entregar aos produtores, um cheque de 75 euros, por cada animal que nasça das raças arouquesa e mirandesa no concelho. “Aproveitamos este evento para proceder ao pagamento desse cheque aos nossos produtores. Por cada animal que nasce, o município paga por cada unidade e é uma forma de incentivarmos a produção e dinamizarmos estas raças que são muito importantes para a região”, acrescenta.

O cartaz musical inclui atuações do Mike da Gaita no sábado e de vários ranchos folclóricos e grupo de concertinas na tarde de domingo.

Também durante este fim de semana, a Junta de Freguesia de Manhouce irá receber a exposição “A Mulher de Manhouce”.