Geral

18 de 05 de 2021, 16:24

Diário

Sátão abre o novo mercado municipal este domingo

No mercado, serão vendidos produtos hortícolas e agroalimentares, plantas, enchidos e queijos, entre outros. Objetivo passa por apoiar os agricultores locais

legumes mercado feira

A vila de Sátão vai abrir neste próximo domingo (23 de maio) o novo Mercado Municipal. O espaço vai abrir das 8h00 às 15h00 na Rua Visconde do Banho, onde serão vendidos produtos hortícolas e agroalimentares, plantas, enchidos e queijos, entre outros.

O objetivo passa por fomentar a economia local numa lógica de cadeia curta de comercialização. O presidente da Câmara, Paulo Santos, diz que o espaço foi criado a pensar nos agricultores do concelho.

“Há muita gente que semeia as suas batatas e cebolas ou têm castanhas em excesso e querem vender os produtos que produzem, mas não consomem. A população de Sátão e quem nos visita terá ao seu dispor produtos naturais e cultivados de uma forma saudável. Será qualidade para quem compra e uma fonte de receita para os agricultores que ainda vão produzindo nas suas terras”, explica.

Segundo o autarca, a intenção passa ainda por “proporcionar mais rendimento às pessoas das nossas aldeias”. “Sabemos que há pessoas que produzem em excesso e algumas delas vendem em Viseu e Penalva do Castelo. Portanto, porque não terem um espaço em Sátão, na nossa vila?”, assinala.

O Mercado Municipal tem espaço para receber até 20 produtores, que têm de se inscrever para vender os seus produtos. “As pessoas têm de se inscrever. Não precisam de estarem coletadas, mas têm de estar registadas na DRAP (Direção Regional de Agricultura e Pescas) Centro e possuir um cartão”, diz Paulo Santos.

Quanto ao espaço, o presidente da Câmara de Sátão diz que o local “não nos traz preocupação de maior, porque o espaço pode ter outra utilidade como parque de estacionamento”.