Geral

19 de 08 de 2022, 15:55

Diário

Saúde: 4.500 enfermeiros já apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade na região Centro

Em Viseu, segundo a Ordem, os casos são residuais. Hospitais de Leiria, Caldas da Rainha e Coimbra em pior situação

enfermeiros

Apenas um ou dois enfermeiros do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) terão apresentado pedidos de escusa de responsabilidade por falta de profissionais de saúde para garantirem a segurança dos cuidados prestados aos doentes.

A informação foi avançada ao Jornal do Centro pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Ricardo Correia de Matos, que acrescenta que o CHTV “não é um hospital” em que se sinta esse problema.

Em toda a região centro, e segundo as contas da ordem, desde maio deste ano 4.500 enfermeiros pediram escusa. A grande maioria destes profissionais, 3.484, trabalha no Centro Hospitalar de Leiria. No Centro Hospitalar do Oeste Caldas da Rainha apresentaram escusa 561 enfermeiros e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra 338.

“Em termos nacionais a grande dificuldade são as urgências”, explicou Ricardo Correia de Matos, salientando que os conselhos de administração dos hospitais estão limitados e não podem contratar profissionais de enfermagem para garantir uma prestação de cuidados de qualidade e de segurança aos doentes”. “Daí a necessidade de continuarem a ser apresentados pedidos de escusa”, avançou.

À escassez de recursos humanos, Ricardo Correia de Matos acrescentou outro problema e que se prende com a própria organização de serviços, como as urgências.

Em termos nacionais foram já mais de 6.500 os enfermeiros pediram escusa de responsabilidade principalmente por falta de profissionais para garantir a segurança dos cuidados prestados.

Os números revelados pela Ordem dos Enfermeiros mostram que as declarações de escusa de responsabilidade quintuplicaram desde novembro de 2021, altura em que tinham sido entregues 1.300 declarações.