Geral

19 de 05 de 2023, 09:30

Diário

Saúde, cultura, habitação e ambiente em destaque na Semana Solidária de Viseu

Semana começa este sábado com gala na Expocenter. Freguesia de Viseu organiza iniciativa com dias dedicados a cada área e que irá apoiar a Refood e os Bombeiros Voluntários

semana solidária

Começa este sábado (20 de maio) a Semana Solidária da Freguesia de Viseu, que arranca com uma gala agendada para começar às 19h30 na Expocenter. A junta de freguesia vai apoiar o projeto Refood, que distribui alimentos e refeições a famílias carenciadas da região, e os Bombeiros Voluntários de Viseu.

O cartaz da gala vai contar com as atuações dos alunos e professores do Conservatório de Música de Viseu, da cantora Carolina de Deus e do grupo The Lucky Duckies, além de homenagens a personalidades destacadas da freguesia. A Semana Solidária irá centrar-se em temáticas como a saúde, cultura, habitação e ambiente.

A próxima segunda-feira (dia 22) vai ser dedicada ao tema da sustentabilidade ambiental. Além do hastear da Bandeira Verde, que certifica a Freguesia de Viseu, os seniores dos ateliers desenvolvidos pela Junta vão ter a oportunidade de visitar o BioParque de Carvalhais.

Já a terça-feira (dia 23) é voltada à saúde, sendo instalado um espaço junto à Igreja dos Terceiros para a realização de rastreios. O Clube de Viseu acolhe a conferência “Felicidade e Saúde Mental: ontem 100 desculpas, hoje sem desculpas” às 15h00.

A cultura é o destaque esta quarta-feira (dia 24), sendo que, no Parque Aquilino Ribeiro, vai ser instalada uma tenda da leitura. Às 11h00 será inaugurada na Escola Secundária Alves Martins a exposição “Viseu a preto e branco”. A partir das 21h00 a Igreja Nova recebe a apresentação do hino da Freguesia e o concerto do pianista Gerardo Rodrigues.

Na quinta-feira (dia 25), o dia é de partilha com o envolvimento de alunos da Comunicação Social da Escola Superior de Educação, que vão tomar o pequeno-almoço com pessoas que vivem isoladas na freguesia. O dia também vai passado com as equipas da Refood e a apresentação da Casa dos Desejos em que os estagiários vão desafiar a comunidade a escrever num bilhete um desejo. Também vai ter lugar o flashmob “Dança Sem Limite”.

Na sexta-feira (dia 26), a Semana Solidária termina com o tema da solidariedade e um jantar coletivo no Quartel dos Bombeiros com a Refood, pelas 19h30, antecedida de uma conferência sobre a habitação na Santa Casa da Misericórdia às 15h00.