Geral

31 de 08 de 2022, 17:48

Diário

Seca: Mortágua reativa captações subterrâneas para regar espaços verdes

Jardins públicos do concelho deixaram de recorrer à rede pública para fazer a rega. Autarquia apela à população para poupar água

jardim mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

Os jardins de Mortágua deixaram de usar a água da rede pública para fazer a rega. A decisão foi tomada pela Câmara local, que optou por reativar as captações subterrâneas para regar os espaços verdes públicos do concelho.

Segundo o executivo presidido por Ricardo Pardal, esta foi uma forma de a autarquia responder à seca e ao impacto nas fontes de abastecimento de água à população com uma “diminuição acentuada dos caudais das barragens”.

“Estas captações estavam inativas por se ter deixado de fazer a sua manutenção, tendo agora a Câmara Municipal tomado a iniciativa de as recuperar e colocar novamente em funcionamento como sistema alternativo de rega destes espaços, evitando o uso de água de consumo humano”, sustentou o município em comunicado, evitando desta forma o uso da água da rede e mantendo a “boa conservação” dos jardins.

"Numa situação de escassez de água como a que estamos a viver, temos de salvaguardar a água para consumo humano e gerir com parcimónia este recurso que é vital para a nossa vida diária e para a economia", justificou o presidente da autarquia, Ricardo Pardal.

A Câmara de Mortágua lembrou também a população para poupar água, evitando o desperdício ou uso indevido “por forma a mitigar as consequências da atual seca”.
O presidente Ricardo Pardal pediu aos munícipes empenho nessa tarefa.

O autarca alertou que, de acordo com os especialistas, "as alterações climáticas são um problema sério e a escassez de água será uma realidade cada vez mais frequente".

"Temos de nos adaptar e reinventar, o que passa por mudanças de comportamentos, estilos de vida, e uma consciencialização desde cedo no sentido da proteção, preservação e valorização deste recurso, que é precioso, mas não ilimitado", sublinhou.

Nos últimos dias, algumas autarquias do distrito de Viseu têm vindo a tornar públicas algumas medidas que visam contornar a seca que se prolonga há alguns meses. Em Viseu, a Câmara local anunciou o encerramento das Piscinas Municipais no Fontelo e decretou o fim do desconto nos tarifários de água e saneamento.

em Nelas, a água residual está a ser usada para abastecer as indústrias do concelho e a autarquia também anunciou a suspensão das regas automáticas com água do abastecimento público por regas manuais com água não potável.

E em Vouzela, os Bombeiros Voluntários já transportaram mais de dois milhões de litros de água para abastecer várias localidades do concelho.