Geral

25 de 06 de 2021, 09:44

Diário

Sonae quer vender central de biomassa em Mangualde

Negócio poderá render entre 75 e 100 milhões de euros à Sonae Capital

sonae arauco mangualde

A Sonae Capital prepara-se para vender a central de biomassa que detém em Mangualde. A notícia é avançada esta sexta-feira (25 de junho) pelo Jornal Económico.

A holding contratou o banco de investimento Haitong Bank para intermediar a operação de venda da unidade com capacidade para produzir 10 megawatts de energia, situada junto à fábrica da Sonae Arauco.

O negócio, cujo processo já arrancou, poderá render à Sonae Capital um encaixe entre os 75 e os 100 milhões de euros. O banco Haitong já convidou potenciais investidores interessados a avançarem com ofertas para a compra da central de biomassa. Segundo indicou a instituição financeira, as propostas não-vinculativas deverão chegar antes das férias do verão.

A Sonae Capital tinha comprado à Sonae Arauco mais de 90% da SIAF Energia por cerca de 900 mil euros em 2017. Esta empresa detinha e operava a central de cogeração instalada na unidade industrial da Sonae Arauco e era detentora de uma licença para o desenvolvimento e exploração de uma nova central termoeléctrica de cogeração alimentada a biomassa florestal.

Segundo escreveu o CEO da Sonae Capital, Miguel Gil Mata, no seu relatório de responsabilidade social corporativa de 2020, a central de biomassa de Mangualde e a área da energia foram os negócios mais resilientes do portefólio da empresa no ano passado. Foram investidos 54 milhões de euros na construção da unidade.

No último ano, a Sonae Capital teve em 2020 um prejuízo de 36,9 milhões de euros.