hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Stellantis vai produzir veículos elétricos a bateria a partir de 2025

Stellantis vai produzir veículos elétricos a bateria a partir de 2025

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
31.03.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
31.03.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Stellantis vai produzir veículos elétricos a bateria a partir de 2025

O Centro de Produção de Mangualde vai ser a primeira fábrica em Portugal a produzir furgões compactos totalmente elétricos a bateria em grande série, das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, a partir de 2025, anunciou esta sexta-feira o CEO do grupo, Carlos Tavares. Durante uma visita do Presidente da República e do primeiro-ministro a esta unidade fabril, o diretor falou de “uma nova era”.

A Stellantis Mangualde lidera uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial (programa do Plano de Recuperação e Resiliência) com o projeto “Green Auto” que reúne um consórcio de 37 entidades parceiras e que representa um investimento conjunto de 119 milhões de euros.

“Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um mix de 40 por cento de zero emissões até ao final da década”, salientou Carlos Tavares que assumiu que o que está a ser pedido aos trabalhadores é um esforço enorme.

Esta “nova era de produção” fará uma transformação da fábrica de Mangualde “preparada para o futuro” com novas instalações, tanto na área de montagem como na de ferragem, a otimização da área industrial e a criação de uma nova linha de montagem de baterias.
“A nossa missão é fornecer uma liberdade de movimento limpa e acessível”, referiu o CEO do Grupo que tem 90 fábricas espalhas pelo mundo, 270 mil empregados, um volume de negócios de 180 mil milhões de euros por ano e representa já 14 marcas. E segundo Carlos Tavares, a Stellantis Mangualde está no top 3 das melhores fábricas do grupo.

O anúncio foi feito no dia em que Marcelo Rebelo de Sousa e António costa estiveram no distrito de Viseu para ver no terreno os projetos que estão em execução, no âmbito da iniciativa “PRR em Movimento”.

Antes, Presidente da República e primeiro-ministro passaram por Viseu onde visitaram o Bairro Municipal e durante a amanhã estiveram a ver as obras de construção do Centro Social em Lageosa do Dão.
Uma iniciativa que serviu para mostrar o que se está a fazer no âmbito dos fundos europeus, mas que foi, acima de tudo, para alertar para a necessidade de correr contra o tempo para que o PRR seja totalmente concretizado até final de 2026.

O Presidente da República alertou mesmo para a corrida em contra-relógio na execução do Plano de Recuperação e Resiliência, avisou que o tempo é limitado e que é preciso acelerar o que há para acelerar.
Já António Costa lembrou que o PRR não se executa por despacho governamental, “executa-se porque há instituições de solidariedade que apresentam projectos, porque há um grupo como a Stellantis que se propõem executar 190 milhões de euros para produzir 800 milhões de euros de aumento de volume de negócios”. “E aquilo que é o nosso trabalho, para além de ter concebido e negociado o PRR, é garantir essa a mobilização nacional”, disse, admitindo que as entidades do Estado não devem complicar, mas sim “ajudar na concretização”.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar