Geral

13 de 05 de 2021, 17:37

Diário

Tabuaço investe 9 milhões de euros no apoio à habitação

Câmara elaborou estratégia local de habitação e avança com candidatura ao programa 1.º Direito

Câmara de Tabuaço

A Câmara de Tabuaço quer investir mais de 9 milhões de euros no apoio à habitação no concelho. A autarquia elaborou a sua estratégia local na área e vai avançar com uma candidatura ao programa 1.º Direito.

O município refere em comunicado que a Estratégia Local de Habitação visa garantir “o acesso dos munícipes a condições de habitabilidade condignas e, simultaneamente, o estabelecimento da coesão social e territorial do município” apoiando pessoas que vivem em condições de habitação indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

O valor estimado da candidatura ao programa 1.º Direito, promovido pelo Governo, é de mais de 9,2 milhões de euros.

Depois de ter feito um levantamento das necessidades em colaboração com as juntas de freguesia, o Município de Tabuaço diz que inicia agora “uma abordagem inovadora e pioneira promovendo uma maior celeridade na resolução dos problemas habitacionais verificados no concelho”.

O executivo liderado por Carlos Carvalho acrescenta que, neste programa, o objetivo também passa por reforçar “a capacidade de diálogo e negociação com o Governo central para a captação de recursos financeiros, ao mesmo tempo que evidencia o papel do município na defesa e desenvolvimento de políticas de habitação inovadoras e capazes de promover a inclusão social”.