Geral

06 de 04 de 2022, 17:55

Diário

Tabuaço já recebeu 21 refugiados da Ucrânia

Famílias estão a ser acompanhadas pela autarquia. Crianças já estão na escola e adultos estão a tirar aulas de português

tabuaço ucranianos

Fotógrafo: D.R./Câmara de Tabuaço

O concelho de Tabuaço já recebeu 21 refugiados vindos da Ucrânia, adiantou a Câmara Municipal em comunicado. Os ucranianos vêm “de vários pontos” do país invadido pela Rússia e todos eles estão a ser “acompanhados diariamente” pelos serviços de ação social da autarquia.

As crianças que chegaram à vila também já estão a frequentar a escola. Duas delas estão na creche, enquanto outras duas estão no pré-escolar. Outra criança já está a estudar no 6.º ano. A Câmara também lançou cursos de aprendizagem de português que já estão a ser lecionados aos adultos e tem garantido a alimentação diária e os encargos com a saúde e a educação.

“Há alunos universitários aos quais é garantida a assiduidade nas aulas online através da cedência de equipamento informático e internet”, acrescentou a nota do município de Tabuaço.

Além da sinalização de habitações com capacidade de acolhimento, “devidamente equipadas com mobiliário, eletrodomésticos e outras valências”, o acompanhamento ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras também foi monitorizado pelos técnicos sociais “com vista à obtenção da declaração de proteção temporária a pessoas deslocadas em consequência da situação de guerra e consequente emissão dos números de identificação”.

O presidente da Câmara, Carlos Carvalho, sublinhou que o objetivo da integração dos refugiados ucranianos no concelho é “a integração no mercado de trabalho e, naturalmente, a autonomia e estabilidade destas famílias no nosso território”.

“É um caminho extenso, principalmente a nível burocrático, mas faz-se diariamente e é imprescindível para chegarmos ao que é realmente importante”, frisou.

O autarca acrescentou que, depois da pandemia da Covid-19, a autarquia se deparou com “uma outra situação para a qual nenhuma autarquia tem um manual de instruções”.

“Torna-se, por isso, um desafio diário. É um esforço conjunto, acreditando que estamos a fazer o melhor por estas famílias para que se sintam bem acolhidas e integradas em Tabuaço”, defendeu.