Geral

28 de 09 de 2022, 17:25

Diário

Tabuaço tem plano para combater a discriminação

Plano municipal de promoção da igualdade foi aprovado pelo executivo da autarquia e pela Assembleia Municipal

tabuaço

A Câmara de Tabuaço anunciou esta quarta-feira a aprovação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

Segundo a autarquia, o documento vai ficar em vigor até 2026, tendo já sido aprovado pelo executivo da Câmara e pela Assembleia Municipal.

De acordo com o município, o plano foi elaborado com o objetivo de “sensibilizar a comunidade para a importância das questões da igualdade e não discriminação e a supressão de estereótipos no processo de desenvolvimento local, propósitos alinhados com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação”.

O executivo presidido por Carlos Carvalho (PSD) refere que o documento municipal foi feito com base num “diagnóstico elaborado no concelho com a colaboração e envolvimento de várias entidades locais e atores sociais”, criando uma “estratégia comum” em torno do tema.

“Com este plano, a Câmara Municipal de Tabuaço assume o compromisso de fazer da igualdade de género uma política transversal em todas as áreas municipais começando a implementar, até ao final deste ano, medidas no âmbito da igualdade”, acrescenta.

Na semana passada, a autarquia de Vila Nova de Paiva foi o primeiro município da região Viseu Dão Lafões a apresentar o seu próprio plano para promover igualdade e combater a discriminação, com ações e medidas colocadas em sete eixos estratégicos: Solidariedade Social, Educação e Capacitação, Emprego, Saúde, Cultura, Desporto e Política.