Geral

01 de 06 de 2022, 18:40

Diário

Apoio de 45 mil euros no regresso das Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos

Festividades receberam novos apoios da Câmara de Viseu. Cortejos vão decorrer a 19 e 24 de junho

cavalhadas de teivas

O mês de junho em Viseu vai ser de festas populares. Os festejos incluem os cortejos das Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos, marcadas para os dias 19 e 24, respetivamente.

As organizações das duas festividades receberam novos apoios da Câmara numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira (1 de junho). As Cavalhadas de Vildemoinhos vão receber 27.500 euros do município. Já as de Teivas terão uma ajuda de 17.500 euros.

Leonor Barata, vereadora da Cultura na autarquia, diz que o apoio municipal se justifica porque são iniciativas que merecem continuar ativas.

“Esta assinatura dos protocolos é a manifestação do interesse e cuidado que o município tem com as suas tradições populares. É muitíssimo importante para nós que estas tradições se mantenham até porque já fazem parte da nossa memória comum e da nossa identidade e acontecem há muitos anos, muito antes de nós sequer pensarmos em existir. Por isso, estas ações devem ser acarinhadas e mantidas”, lembra.

Leonor Barata acrescenta que os apoios representam “um esforço financeiro grande pelo município para que estas ações possam decorrer”.

Já o presidente Fernando Ruas deixou elogios às duas populações que organizam os cortejos. Ruas lembrou que, em Teivas, se dança a Morgadinha e que, em Vildemoinhos, se juntam muitas pessoas na noite de 23 para 24 de junho sem que se consiga explicar o porquê.

“É uma festa que ainda não sei como se explica, com uma alegria que é evidente. Há de ter alguma magia, algum cimento que as una para se juntarem e terem um comportamento desta natureza”, acrescenta lembrando também o longo trabalho de preparação que é feito antes dos desfiles.

“Eu sou vizinho de uma das Cavalhadas (Vildemoinhos) e dou conta do trabalho das pessoas que passam uma boa parte dos serões a fazer os carros com que a gente depois se delicia. Às vezes, não damos conta disso. Ninguém se lembra do trabalho impressionante que foi feito de preparação”, diz.

A presidente da Associação de Teivas que organiza as Cavalhadas admitiu dificuldades para trazer o cortejo até Viseu. No entanto, Sandra Santos diz que o povo de Teivas conseguiu fintar os obstáculos e vai cumprir o objetivo de desfilar em Viseu.
“Agora é um reerguer. Fizemos todos os possíveis e impossíveis para virmos à cidade mostrar aquilo que de melhor temos, para dignificar a nossa terra e sobretudo para dignificar a nossa freguesia e a nossa cidade maravilhosa”, refere.

Sandra Santos afirma ainda que, mesmo com “algumas dificuldades, nomeadamente na aquisição de materiais”, será possível “conseguir trazer aquilo que achamos que vão ser o esplendor das nossas Cavalhadas e vamos todos desfrutar de um bom dia de Cavalhadas”.

Já Anabela Abreu, responsável pela comunicação das Cavalhadas de Vildemoinhos, detalhou o que vai poder ser visto no cortejo trambelo, que conta com “cerca de 15 carros artísticos e tradicionais que vêm salientar a tradição de 370 anos das Cavalhadas de Vildemoinhos”.

“Também vamos integrar oito grupos de bombos e fanfarras e contamos ter um grandioso cortejo para apresentar a todos aqueles que nos vem visitar”, revela.

Nas festividades que vão decorrer para além do dia do cortejo, a organização garante que o certame de Vildemoinhos vai ser realizado com segurança. No recinto, vão estar “esplanadas com tasquinhas de sardinhas onde podemos comer em segurança uma sardinha”. “Temos no dia 23 a queima do pinheiro e no dia 24 o nosso cortejo”, salienta Anabela Abreu. As Cavalhadas de Vildemoinhos decorrerão de 16 a 26 de junho.