Geral

02 de 02 de 2023, 10:43

Diário

Termas de S. Pedro do Sul são as primeiras do país com o selo “Portugal sou Eu”

Programa governamental em destaque esta quinta-feira. Empresas dão a conhecer vantagens

Termas de S. Pedro do Sul

Fotógrafo: Igor Ferreira

As Termas de S. Pedro do Sul são o primeiro serviço termal a ter o certificado “Portugal Sou Eu”, uma marca que valoriza o que é nacional. Um selo de qualidade que atesta os consumidores que ao procurarem este serviço estão a gerar valor acrescentado em Portugal.

Esta quinta-feira é o papel deste programa governamental que está em destaque num encontro que reúne nas Termas empresas e promotores e que visa alargar a rede de entidades certificadas. Uma iniciativa que conta com a presença do economista Mira Amaral.

O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em dezembro de 2012 pelo Governo português para dinamizar a competitividade das empresas nacionais, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

Dirigido ao setor primário, indústria, serviços, artesanato, comércio a retalho e por grosso, restauração e alojamento com restauração, o “Portugal Sou Eu” já tem qualificados com o selo mais de 10 mil produtos e serviços.
A maioria dos produtos têm marcas registadas, sendo que 57% são do setor da alimentação e bebidas e 23% correspondem às atividades de artesanato.
Trata-se de um programa dirigido a cidadãos, empresas e entidades públicas com o objetivo de valorizar a oferta nacional. Este programa poderá ter um impacto positivo na balança comercial portuguesa de pelo menos 700 milhões de euros por ano, de acordo com estimativas do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e do Emprego.

O “Portugal Sou Eu”, que abrange toda a cadeia de valor desde a produção até à distribuição, visa sensibilizar as pequenas, médias e grandes empresas, bem como a Administração Pública, para que possam incorporar mais produção nacional na sua cadeia de fornecimento.

O programa, cofinanciado pelo Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, é gerido por um órgão de gestão formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.