Geral

21 de 01 de 2023, 18:12

Diário

Termas do Carvalhal em Castro Daire vão ter ciclovia

Obras de construção já arrancaram

Obras ciclovia Termas Carvalhal

As Termas do Carvalhal, localizadas no concelho de Castro Daire, vão ter uma ciclovia urbana, que irá percorrer quatro artérias da localidade, entre elas o balneário termal. A via verde, que será circular, vai passar pelas ruas 13 de Maio, Balneário Termal, Av. Ilídio Pessoa e ainda por um pequeno troço da Rua Central.

“Este investimento será financiado em 85% por fundos europeus, resultante de uma candidatura efetuada ao Centro2020 ao abrigo de uma linha dedicada exclusivamente para a promoção da mobilidade suave”, refere a Câmara Municipal de Castro Daire em comunicado.

Além da construção de ciclovia, os trabalhos passarão também pela reformulação dos acessos pedonais às passadeiras para peões e pela eliminação de barreiras arquitetónicas existentes, por forma a promover e garantir o acesso adequado a pessoas com mobilidade reduzida.

“Tendo em conta as condições de cada uma das ruas abrangidas, a ciclovia em curso irá ter partes distintas, uma com via exclusiva para peões e ciclistas e uma outra partilhada/coexistente com pintura de pictogramas sobre o pavimento, complementada com a correspondente sinalização vertical, funcionando em ambos os sentidos de acordo com o tráfego rodoviário”, acrescenta a autarquia liderada por Paulo Almeida.

Na mesma nota, o município lembra “que tem adotado um plano de promoção de mobilidade urbana sustentável, incentivando a deslocação a pé ou de bicicleta”. “O objetivo passa por melhorar a qualidade de vida dos munícipes, aumentar a atratividade do território, fomentar a sustentabilidade ambiental e incentivar à prática de exercício físico”, remata.