Geral

16 de 09 de 2021, 09:56

Diário

Tondela comemora hoje feriado municipal

Dia será marcado por celebrações mais limitadas por causa da pandemia. Autarquia vai homenagear instituições de saúde, melhores alunos, bombeiros e ex-vereador falecido

tondela identificação genérico foto 1

Fotógrafo: Igor Ferreira

O concelho de Tondela comemora esta quinta-feira (16 de setembro) o seu feriado municipal.

O dia será marcado por celebrações mais limitadas por causa da pandemia da Covid-19. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, José António Jesus, revelou que as comemorações são adequadas ao atual contexto.

Por outro lado, não vão faltar os reconhecimentos às instituições de saúde locais e aos melhores alunos do concelho, a comemoração dos 98 anos dos Bombeiros Voluntários e as celebrações religiosas em honra de Santa Eufémia. “Haverá uma evocação num contexto muito diferente do que seria habitual, tanto mais porque este também era o período em que se realizava o FICTON, que não acontece”, explica José António Jesus.

Além destas cerimónias, haverá também uma homenagem póstuma a figuras como o ex-vereador na autarquia, José Carlos Coimbra, que morreu no passado mês de agosto.

José António Jesus, que é recandidato a presidente pelo PSD nestas autárquicas, considera que Tondela tem ainda muitos desafios pela frente nos próximos anos. “Nós temos sempre desafios para o futuro num território que se afirma pela sua qualidade de vida, pela capacidade empreendedora, pela atratividade de empresas e pela capacidade de gerar empregos”, reafirma.

O autarca aponta como prioridade a habitação, onde há uma “necessidade de aumentar a oferta quer em custos controlados quer na renda apoiada para poder dar resposta à procura e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, o que é uma tarefa inacabada e se renova a cada ano”.

O presidente da Câmara de Tondela acredita ainda que “este é um momento de nos reafirmarmos com todos os propósitos para construirmos cada vez mais um concelho desenvolvido”.

Segundo o portal Pordata, o concelho tem uma população de 25.939 pessoas. As indústrias transformadoras empregam 37,9 por cento dos habitantes de Tondela. Lá, os trabalhadores por conta de outrem ganham em média um salário mensal de 1.105 euros.