Geral

11 de 08 de 2022, 14:58

Diário

Tondela vai ter novo lar de idosos num investimento de dois milhões de euros

Nova estrutura residencial para a terceira idade vai ser construída na freguesia de Barreiro de Besteiros e Tourigo e vai receber fundos do PRR

idosos cuidado

A freguesia de Barreiro de Besteiros e Tourigo, no concelho de Tondela, vai ter um novo lar de idosos cujo investimento ronda os mais de dois milhões de euros. O anúncio foi feito esta quinta-feira em comunicado pela União de Freguesias, que viu aprovada no final da semana passada a candidatura aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

A nova estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) contará com uma capacidade para receber 50 utentes e irá aproveitar instalações que já foram construídas em Barreiro de Besteiros e que eram destinadas inicialmente para receber um centro de dia.

A obra vai receber um apoio de 1.721.597,91 euros, verba que representa “a comparticipação máxima do PRR referente à obra de construção civil”. A esse valor, acrescem os custos da elaboração do projeto (arquitetura e execução), do valor do IVA e de todo o equipamento necessário ao funcionamento do lar, que serão suportados pela Junta de Freguesia.

O valor final da obra “irá facilmente ultrapassar os 2 milhões de euros”, frisa o executivo presidido por José Hélder Viegas Alves, que justifica o projeto “para assegurar a preservação, valorização e salvaguarda do seu importante património e a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade envolvente” e encara-o como “o maior projeto alguma vez desenvolvido” pela Junta.

“O conceito proposto para o edifício nasceu do desejo de se criar um espaço do ‘bom viver’, isto é, um lugar onde os utentes passam sentir-se em casa, mas com todas as comodidades e estarem acompanhados. Tem como objetivo principal a melhoria das condições e qualidade de vida da população a que se destina e suprir as necessidades existentes a nível concelhio”, pode ler-se na nota.

A autarquia defende que este projeto é de “maior importância” para Barreiro de Besteiros e Tourigo e visa criar “um serviço que irá promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes da comunidade”, contribuindo também “para a coesão social e para o equilíbrio social da comunidade” e para a resolução de problemas sociais.

O lar vai ser construído em Barreiro de Besteiros, numa construção “parcialmente concluída que será reaproveitada” e que fica “numa área habitacional de baixa densidade”.

“Reforçando a ideia de que os idosos são cidadãos de pleno direito, que têm direito a ter uma vida com qualidade, liberdade, autonomia de decisão, dignidade e cidadania, estes equipamentos devem ser planeados e organizados de modo a garantir as melhores condições para os derradeiros anos dos seus utilizadores”, refere a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.

O espaço contará com salas de atividades, convívio e atendimento a famílias, cabeleireiro, cuidados pessoais, refeitório e gabinetes de consulta médica e de recuperação, entre outras valências.

O executivo da União de Freguesias acrescenta que, pela sua dimensão, este projeto “poderá abranger outras áreas do território nacional”. Para a nova ERPI, está prevista a contratação de cerca de 25 profissionais que terão ações de formação para “garantir a excelência na prestação dos serviços”.