Geral

07 de 07 de 2024, 12:15

Lifestyle

Tondela: o encontro da arte, sabor e bem-estar

Se está a pensar ir até ao Tom de Festa, fique a saber que o concelho de Tondela tem muito mais para ver. Desde a natureza da Serra do Caramulo, aos museus que contam a história da região e do mundo

É já esta quarta-feira (10 de julho) que as músicas do mundo vão ouvir-se no palco do festival Tom de Festa. São quatro dias de concertos e muito "Direito à festa", lema desta 32ª edição.

Mas além desta proposta cultura que acontece nas instalações da ACERT, o concelho de Tondela tem muito para oferecer. Desde a natureza da Serra do Caramulo, aos museus que contam a história da região e do mundo, há tempo para se mimar. Deixamos algumas sugestões.


Museu do Caramulo
Fica situado no cume das montanhas do Caramulo, rodeado de uma rica vegetação, com uma vista deslumbrante. Para além da sua arte antiga, com peças de artistas lendários como Dali e Picasso e Vieira da Silva, existe a maior coleção de carros clássicos de Portugal.

Termas de Sangemil
As termas são um local muito procurado para quem tanto procura ter um momento de lazer como de cuidar de si próprio. Localizadas na freguesia da Lajeosa do Dão, as suas águas já são usadas para fins terapêuticos desde o século XVIII. Na parte exterior existe uma piscina natural, com águas quentes, que pode visitar em qualquer parte do dia à moagem da farinha de forma artesanal.

Barro negro de Molelos
O barro negro é produzido na freguesia de Molelos. É um dos maiores focos turísticos e cultural do concelho que ainda hoje mantém as mesmas tradições. Inicialmente, os objetos de cerâmica eram construídos para ter uma função utilitária, hoje o design contemporâneo e as novas técnicas ajudam esta arte a ter outra finalidade, mais ornamental, mas não menos emblemática.

Museu Terras de Besteiros
O Museu Terra de Besteiros fica situado no antigo solar Casa de Sant'Ana e conta a história do território desde os primórdios da ocupação humano humana até à atualidade. Anta da Arquinha da Moura é um dos recursos aqui explorados, através de vestígios arqueológicos. Também conta episódios do século XIX e XX e da chagada do caminho de ferro, tal como histórias que envolvem o Caramulo.

Restaurante 3 Pipos
Com pratos típicos da região da beira alta, este restaurante está aberto desde 1992, diferenciado pelo seu ambiente rústico e acolhedor. É composto por uma garrafeira que contem os melhores vinhos do Dão.