Geral

02 de 08 de 2021, 18:29

Diário

Tondela recebe voluntários que vão requalificar casas

Associação Just a Change já esteve em Tondela onde realizou trabalhos de requalificação de casas devastadas pelos incêndios de outubro de 2017

just a change tondela voluntário obras

Tondela vai receber, de 15 a 29 de agosto, a iniciativa Camp In organizada pela associação Just a Change, que vai realizar um total de 11 campos de verão em que os participantes terão a missão de reabilitar 55 casas particulares onde vivem 100 pessoas.

Centenas de jovens irão participar nesta ação que terá lugar em vários concelhos de Portugal, juntando câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas de construção, fornecedores locais, voluntários, empresas parceiras e comunidades locais.

Esta será a sétima edição do projeto que teve início em 2015 e que visa fazer obras de impacto para quem vive nas casas a ser reabilitadas, onde, além da melhoria das condições habitacionais, serão instalados painéis fotovoltaicos, construídos telhados integrais, casas de banho de raiz e instalados sistemas de água quente.

A Just a Change diz em comunicado que o Camp In tem permitido “atuar em zonas do território nacional onde seria difícil implementar projetos de reabilitação de casas ao longo do ano”. Esta já não é a primeira vez que esta associação colabora em Tondela, tendo realizado trabalhos de requalificação de casas devastadas pelos incêndios de outubro de 2017.

Segundo a Just a Change, o projeto conta com três aspetos inovadores: a mobilização de jovens como voluntários e da comunidade envolvente e a integração da pessoa e da família. Outro dos objetivos é a promoção e a valorização do território.

A associação organizadora acrescenta que a juventude dos voluntários do Camp In “traz um novo alento a zonas do país com uma população mais idosa”. “Esta união entre os mais jovens e os mais velhos resulta numa inesgotável fonte de alegria, energia e partilha de histórias entre gerações”, conclui.