Geral

09 de 12 de 2021, 10:41

Diário

Trabalhadores das cantinas entram em greve esta sexta-feira

A greve foi convocada para exigir aumentos dos salários e melhoria das condições de trabalho e dos direitos dos trabalhadores. Segundo os sindicalistas, os salários não são atualizados há cerca de 20 anos

refeitório cantina generico 112

Os trabalhadores das cantinas e refeitórios vão fazer greve nesta sexta-feira (10 de dezembro). A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Restauração e Similares do Centro para exigir aumentos salariais.

Segundo os sindicalistas, mais de uma centena de refeitórios devem encerrar na região Centro, incluindo no distrito de Viseu, nomeadamente em escolas.

O porta-voz Afonso Figueiredo justifica a greve também com a negociação do contrato coletivo de trabalho com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a associação patronal do setor.

“Há esta necessidade de a AHRESP responder, através da negociação, à reivindicação dos aumentos dos salários e da melhoria das condições de trabalho e dos direitos dos trabalhadores”, afirma argumentando que os salários foram atualizados pela última vez em 2003.

“Nessa altura, um empregado de refeitório ganhava 77 euros acima do salário mínimo nacional. Hoje e para o próximo ano, vai ganhar o salário mínimo. Já uma cozinheira ganhava 124 euros acima do salário mínimo e, para o ano, vai ganhar apenas 11 euros acima”, diz.

Afonso Figueiredo exige “uma negociação séria do contrato coletivo de trabalho e da tabela salarial”. “Também é preciso valorizar a antiguidade e a carreira dos trabalhadores, bem como é necessário melhorar as suas condições de trabalho”, acrescenta.

Segundo o sindicalista, os trabalhadores têm estado a servir refeições “na grande maioria das escolas do nosso distrito, mas também na hospitalização, em fábricas, noutros serviços e no centro de formação do IEFP em Coimbrões (Viseu)”.

“Estes trabalhadores precisam de ver a sua situação revista para que possam acompanhar o aumento do custo de vida nos últimos anos”, acrescenta.

O Sindicato também convocou para amanhã de manhã uma concentração para Coimbra, junto à AHRESP.