Geral

19 de 05 de 2023, 12:59

Diário

Tradição da loiça preta volta a cumprir-se em Molelos (Tondela)

A Soenga, o processo artesanal de cozedura da louça preta de Molelos, vai ser reconstituída este fim de semana com ateliês de cerâmica e animação musical. Louça preta é produzida atualmente por sete oleiros em atividade, incluindo duas mulheres

soenga tondela

Fotógrafo: Câmara de Tondela

A Soenga, o processo artesanal de cozedura da louça preta de Molelos, vai ser reconstituída este fim de semana numa organização da Câmara de Tondela e da Junta de Freguesia local.

O evento está integrado nas celebrações do Dia Europeu da Cerâmica, que decorrem este sábado e domingo (20 e 21 de maio) e envolvem mais de 20 cidades e vilas cerâmicas do país.

A Soenga, que já vai na quinta edição, terá lugar no Parque das Raposeiras. O evento arranca no sábado com a realização, a partir das 15h00, de ateliês de cerâmica. Pelas 16h00 decorre o seminário “O Património Imaterial como Estratégia de Desenvolvimento e Coesão Territorial”. A preparação da Soenga inicia-se às 18h00. Já à noite, pelas 21h30, haverá animação musical.

No mesmo espaço, voltam a realizar-se ateliês de cerâmica no domingo. Às 16h00 regressa a animação musical. A desenforma da Soenga está agendada para as 18h00.

“Este é um evento único no país, que permite durante dois dias e pelas mãos dos experientes oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica e que a Câmara Municipal de Tondela tem primado por manter vivo”, lembra a autarquia.

A produção da louça preta de Molelos, que quer entrar no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi renovada com novos artistas nos últimos anos, procurando não só manter viva a tradição como também apostar em novas abordagens “na sofisticação de padrões estéticos, com novos usos e na conquista de territórios, com uma produção muito diversificada e em série e com implantação na economia global”. A freguesia de Molelos tem ainda sete oleiros em atividade, incluindo duas mulheres.