Geral

01 de 06 de 2022, 17:00

Diário

Truta 'manda' em Vila Nova de Paiva nos próximos dias

Festival da Truta decorre entre esta quinta-feira e domingo na Praia de Fráguas, com uma conferência, um encontro de pescadores e outras atividades

truta no rio vnpaiva

Fotógrafo: D.R.

A Praia Fluvial de Fráguas em Vila Nova de Paiva vai receber, a partir desta quinta-feira (2 de junho) e até domingo (dia 5), o nono Festival da Truta. O certame regressa depois do interregno motivado pela Covid-19.

O evento retoma com “um cartaz renovado com algumas novidades, de modo a fazermos sempre um pouco mais pela truta e pelo nosso concelho”, revelou o presidente da Câmara, Paulo Marques, em declarações ao Jornal do Centro.

O autarca realçou a importância da truta para o concelho, sendo considerado “o nosso melhor produto de excelência e o produto diferenciador do nosso concelho e que está na nossa bandeira”.

“É também, juntamente com o nosso rio, uma das grandes mais-valias que temos em Vila Nova de Paiva. Por isso, faz todo o sentido que haja este festival, que retorna agora que a pandemia já nos permite que ele aconteça”, frisou.

Nesta quinta-feira, está prevista uma conferência em que a truta e o rio estão no centro das atenções, “de modo a estudarmos e discutirmos sobre o produto e o futuro do rio Paiva, no sentido de darmos uma outra projeção e proteção que sempre precisa”. “Será uma conferência muito interessante”, antevê Paulo Marques.

O autarca destaca ainda o repovoamento dos vários rios e charcas do concelho em parceria com as crianças do pré-escolar e os alunos do primeiro ciclo do município, que vai ocorrer na sexta-feira (dia 3).

“Estas crianças vão aprender como a truta cresce, para os consciencializar para o ambiente e a truta para que mais tarde se possam tornar pescadores. Será também uma iniciativa muito interessante que vamos fazer de modo a termos mais truta no nosso rio”, disse.

Já no fim de semana, no sábado (dia 4), vai haver uma caminhada solidária pela luta contra o cancro, em parceria com a Liga Portuguesa, e ainda um encontro de pescadores “com pesca desportiva nas nossas charcas para que todos possam conviver e pescar algumas trutas”, realçou o presidente da Câmara.

“No domingo, teremos as nossas tasquinhas gastronómicas, a nossa mostra de artesanato e o dia vai culminar com o artista Ruizinho de Penacova, que vai abrilhantar a Praia de Fráguas, que merece a visita de todos”, concluiu.

Na agenda, estão ainda previstas ações de sensibilização transversais à importância da preservação dos rios e das suas espécies, com o apoio da Escola Superior Agrária de Viseu e do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

Também no fim de semana, decorre em 10 restaurantes do concelho de Vila Nova de Paiva a Mostra Gastronómica dedicada à truta.

Os restaurantes aderentes são A Grelha, Bistrô, Cantinho do Coelho, Chez Tony, David, O Malhadinhas, O Trapalhão, Quinta da Ponte, Tasca do Fidji e Taberna do Fisga.