10 Junho: Professores com cartazes exigem “respeito”
Os docentes espalharam-se entre os populares que se juntaram para assistir às cerimónias oficiais militares do Dia de Portugal, de...
A Turismo Centro de Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, durante uma semana, com várias iniciativas, centradas em mostrar que “a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios”.
A Organização Mundial do Turismo escolheu para assinalar a data este ano o tema “Repensar o Turismo”.
Com este mote, a organização pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”, referiu a Turismo Centro de Portugal (TCP), num comunicado enviado à agência Lusa.
No âmbito deste tema, a Turismo do Centro vai “mostrar nos próximos dias que a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios”, adiantou.
“Repensar o turismo é pôr a criatividade ao serviço das populações. É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o turismo de nada serve se não contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento”, disse, citado na nota de imprensa, o presidente do TCP, Pedro Machado.
Nos próximos dias, as iniciativas têm como objeto a promoção dos cinco destinos da região Centro do país, que integram a Rede das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com uma visita de jornalistas e ‘bloggers’ às cidades.
As cinco cidades criativas do Centro de Portugal são Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas cidades criativas da Música), dos distritos de Leiria e Castelo Branco.
A visita inclui também a cidade de Aveiro, por ser a única cidade do Centro de Portugal finalista nas candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027.
“São destinos que, cada um à sua maneira, apresentam argumentos que justificam visitas prolongadas, por roteiros criativos que convidam ao usufruto de experiências diversificadas e que não deixam ninguém indiferente”, lê-se no comunicado.
Outras das ações passa pelo lançamento do guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal”, que tem como eixo central a promoção destes cinco destinos.
O Dia do Turismo vai também ser assinalado, de várias formas, nas plataformas ‘online’ do TCP.
Outra iniciativa em curso, é a criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”, que se assume como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o TCP quer ver aplicadas no território.
Está também em curso a elaboração do Diagnóstico de sustentabilidade, que “dá voz aos que habitam e trabalham no Centro de Portugal” e vai dar origem ao Plano de Ação para a Sustentabilidade do Centro de Portugal 2030.
A Turismo Centro de Portugal deu ainda nota de que vai participar na VI Cimeira do Turismo Português, que se realiza na terça-feira (dia 27), em Lisboa, onde vai ser debatido de que forma o turismo se deve adaptar à nova realidade de hoje.
Os docentes espalharam-se entre os populares que se juntaram para assistir às cerimónias oficiais militares do Dia de Portugal, de...
Marcelo Rebelo de Sousa no seu tradicional discurso na cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunida...
Em altura de comemorações, Associação Humanitária dos Bombeiros de Penalva do Castelo deixa lista de desejos onde se destaca a aqu...